EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116289 |
Resumo: | A nova ordem sócio-econômica mundial que se está instituindo na passagem do século XX para XXI, sustenta-se no desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia. O tema educação nesse cenário globalizado constitui-se em constante preocupação dos governos no sentido de buscar a minimização de diferenças sociais. Para conseguir tal meta, já não se justifica circunscrever a transmissão e geração do conhecimento aos recintos mágicos da “sala de aula”, embora tal processo didático-pedagógico preserve reconhecido valor. Assim, a Educação a Distância (EaD) em todo o mundo e, em particular, nos países desenvolvidos, está em processo de franca expansão e sendo implementada por meio de programas de grande porte. No Brasil, a EaD, não há como negar, vive momentos privilegiados, por fazer com que questões sócio-educacionais sejam tratadas como relevantes. Tal fato é atestado pela edição da Lei nº. 9.394, de 20/12/1996, em cujo art. 80 inseriu a modalidade de EaD no País, o que demonstra a importância dela no contexto da educação nacional. As universidades, por sua vez, são essenciais para o exercício dessas funções: criação, transferência e aplicação do saber, bem como para formação e capacitação de profissionais de alto nível. Nesse sentido, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em iniciativa pioneira no País, promoveu e realizou o primeiro Curso de Graduação em regime Intensivo e a Distância, para professores leigos das Redes Públicas de Ensino Estadual e Municipal, de escolas localizadas no Oeste do Estado de Santa Catarina, objeto direto da pesquisa. Ademais, justifica-se, ainda, este estudo, por considerar aspectos da avaliação externa, a qual se constitui num dos indicadores da avaliação das Instituições e complementam a avaliação interna, haja vista o que consta das bases legais contidas no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, como lembram Freitas e Silveira (1997). Dizem ainda as autoras, que concluintes de cursos, se constituem num dos públicos avaliadores, considerados como egressos. Assim, o presente trabalho interessa ao acompanhamento dos alunos egressos da UFSC. |
id |
UFSC_d1fc257bd29eb38185c60b8ecf8a837e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/116289 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAA nova ordem sócio-econômica mundial que se está instituindo na passagem do século XX para XXI, sustenta-se no desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia. O tema educação nesse cenário globalizado constitui-se em constante preocupação dos governos no sentido de buscar a minimização de diferenças sociais. Para conseguir tal meta, já não se justifica circunscrever a transmissão e geração do conhecimento aos recintos mágicos da “sala de aula”, embora tal processo didático-pedagógico preserve reconhecido valor. Assim, a Educação a Distância (EaD) em todo o mundo e, em particular, nos países desenvolvidos, está em processo de franca expansão e sendo implementada por meio de programas de grande porte. No Brasil, a EaD, não há como negar, vive momentos privilegiados, por fazer com que questões sócio-educacionais sejam tratadas como relevantes. Tal fato é atestado pela edição da Lei nº. 9.394, de 20/12/1996, em cujo art. 80 inseriu a modalidade de EaD no País, o que demonstra a importância dela no contexto da educação nacional. As universidades, por sua vez, são essenciais para o exercício dessas funções: criação, transferência e aplicação do saber, bem como para formação e capacitação de profissionais de alto nível. Nesse sentido, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em iniciativa pioneira no País, promoveu e realizou o primeiro Curso de Graduação em regime Intensivo e a Distância, para professores leigos das Redes Públicas de Ensino Estadual e Municipal, de escolas localizadas no Oeste do Estado de Santa Catarina, objeto direto da pesquisa. Ademais, justifica-se, ainda, este estudo, por considerar aspectos da avaliação externa, a qual se constitui num dos indicadores da avaliação das Instituições e complementam a avaliação interna, haja vista o que consta das bases legais contidas no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, como lembram Freitas e Silveira (1997). Dizem ainda as autoras, que concluintes de cursos, se constituem num dos públicos avaliadores, considerados como egressos. Assim, o presente trabalho interessa ao acompanhamento dos alunos egressos da UFSC.INPEAU2014-05-05T17:33:39Z2014-05-05T17:33:39Z2003-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9875440256https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116289Cantalícia, Elaine Ibarra Dobesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-11T03:01:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/116289Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-11T03:01:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Cantalícia, Elaine Ibarra Dobes |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
author |
Cantalícia, Elaine Ibarra Dobes |
author_facet |
Cantalícia, Elaine Ibarra Dobes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantalícia, Elaine Ibarra Dobes |
description |
A nova ordem sócio-econômica mundial que se está instituindo na passagem do século XX para XXI, sustenta-se no desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia. O tema educação nesse cenário globalizado constitui-se em constante preocupação dos governos no sentido de buscar a minimização de diferenças sociais. Para conseguir tal meta, já não se justifica circunscrever a transmissão e geração do conhecimento aos recintos mágicos da “sala de aula”, embora tal processo didático-pedagógico preserve reconhecido valor. Assim, a Educação a Distância (EaD) em todo o mundo e, em particular, nos países desenvolvidos, está em processo de franca expansão e sendo implementada por meio de programas de grande porte. No Brasil, a EaD, não há como negar, vive momentos privilegiados, por fazer com que questões sócio-educacionais sejam tratadas como relevantes. Tal fato é atestado pela edição da Lei nº. 9.394, de 20/12/1996, em cujo art. 80 inseriu a modalidade de EaD no País, o que demonstra a importância dela no contexto da educação nacional. As universidades, por sua vez, são essenciais para o exercício dessas funções: criação, transferência e aplicação do saber, bem como para formação e capacitação de profissionais de alto nível. Nesse sentido, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em iniciativa pioneira no País, promoveu e realizou o primeiro Curso de Graduação em regime Intensivo e a Distância, para professores leigos das Redes Públicas de Ensino Estadual e Municipal, de escolas localizadas no Oeste do Estado de Santa Catarina, objeto direto da pesquisa. Ademais, justifica-se, ainda, este estudo, por considerar aspectos da avaliação externa, a qual se constitui num dos indicadores da avaliação das Instituições e complementam a avaliação interna, haja vista o que consta das bases legais contidas no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, como lembram Freitas e Silveira (1997). Dizem ainda as autoras, que concluintes de cursos, se constituem num dos públicos avaliadores, considerados como egressos. Assim, o presente trabalho interessa ao acompanhamento dos alunos egressos da UFSC. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-05-09 2014-05-05T17:33:39Z 2014-05-05T17:33:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9875440256 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116289 |
identifier_str_mv |
9875440256 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652345946406912 |