The influence of L1 and L2 phonological awareness on L2 vocabulary learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernanda da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247460
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
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spelling The influence of L1 and L2 phonological awareness on L2 vocabulary learningLíngua inglesaLíngua inglesaAprendizagemAquisição da segunda línguaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.Abstract: Vocabulary learning is essential in L1 as well as in L2 development. In L2 instructional settings for children, vocabulary becomes even more important since it is through vocabulary learning that they are mostly exposed to linguistic input. Vocabulary learning can be influenced by several variables, such as frequency and length of the word, long-term memory, speech perception, phonological awareness (PA), working memory (WM), and phonological short-term memory (PSTM). As far as PA is concerned, its influence on L2 vocabulary learning is still inconclusive in the area. The objective of the present study was to investigate the influence of L1 and L2 PA on L2 receptive vocabulary learning. In order to investigate that, the present study had a pre-test, intervention, and post-test design. The study was conducted during the pandemic of COVID-19 with 6 children attending the 6th grade of a public school in Florianópolis/SC. These children had English once a week for 45 minutes as part of their curriculum in the regular school. The participants performed six pre-tests (L2 receptive vocabulary, L1 and L2 phonological awareness, phonological short-term memory, and working memory) followed by 4 classes in the intervention (in which children were taught 10 words in English), and finally 1 test in the post-test phase (receptive vocabulary in L2). Given the small number of participants, the results of the present study were not submitted to statistical analyses and, therefore, are inconclusive with respect to the influence of L1 and L2 PA on L2 vocabulary learning. Nonetheless, an exploratory analysis was carried out and seems to indicate that there is no correlation between L1 or L2 PA and L2 vocabulary learning. However, when other factors are taken into account, such as vocabulary size, these variables seem to be correlated.A aprendizagem de vocabulário é essencial tanto no desenvolvimento da L1 quanto da L2. No caso da aprendizagem de L2 por crianças em contextos instrucionais, o vocabulário se torna ainda mais importante já que, predominantemente, é através deste fator que elas são expostas ao input linguístico. Variáveis como frequência e tamanho das palavras, memória de longo prazo, percepção de fala, consciência fonológica (CF), memória de trabalho (MT) e memória fonológica de curto prazo (MFCP) podem influenciar a aprendizagem de vocabulário na L2. No caso da CF, a evidência é inconsistente quanto ao seu poder preditor sobre a aprendizagem de vocabulário na L2. O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da CF em L1 e L2 na aprendizagem de vocabulário na L2. Para investigar melhor a relação entre CF e aprendizagem de vocabulário em L2, um experimento foi realizado com 6 aprendizes de inglês como L2 do 6º ano do Ensino Fundamental em Florianópolis/SC. O experimento foi conduzido durante a pandemia de COVID-19 e envolvia a aplicação de uma bateria de testes (vocabulário receptivo em L2, reconhecimento de palavras em L2, consciência fonológica em L1 e L2, memória de trabalho e memória fonológica de curto prazo), uma intervenção (ensino de vocabulário na L2) e pós-teste (reconhecimento de palavras em L2). Dado o baixo número de participantes, os resultados do presente estudo não foram submetidos à análises estatísticas e, por este motivo, obteve resultados inconclusivos no que se refere à influência da consciência fonológica em L1 e L2 na aprendizagem de vocabulário na L2. Contudo, uma análise exploratória foi conduzida e os resultados parecem indicar que não há correlação entre CF em L1 e L2 e aprendizagem de vocabulário em L2. Entretanto, quando outras variáveis são levadas em consideração, como tamanho do vocabulário, é possível observar alguma correlação entre essas três variáveis.Fortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Fernanda da Costa2023-06-28T18:25:31Z2023-06-28T18:25:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs.application/pdf381513https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247460engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:25:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247460Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:25:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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