Proposta de modelo de gestão para a distribuição do GLP no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Fabrício Badalotti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186184
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2017.
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spelling Proposta de modelo de gestão para a distribuição do GLP no BrasilEngenharia mecânicaGás liquefeito de petróleoSistemas de identificação por radiofrequênciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2017.O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é um insumo energético importante, especialmente no segmento residencial, onde são utilizados cilindros metálicos (botijões) para seu acondicionamento, mobiliza um vasto sistema de distribuição e comercialização, de grande capilaridade, e que deve atender a rigorosos requisitos de segurança e regularidade em suas operações. Tendo em vista a inflamabilidade e a capilaridade de uso do GLP, é mandatória a garantia de cumprimento das normas que objetivem proporcionar a devida segurança aos recipientes que levam o produto aos milhões de residências e comércios brasileiros. O conceito de segurança no transporte deste derivado está intrinsecamente relacionado ao conceito de rastreabilidade que, por sua vez, tem informações importantes de seu processo produtivo e logístico. Neste cenário, novas tecnologias de identificação e de compartilhamento de informações têm influenciando as indústrias a pesquisar formas de autogestão e interligação plena de informações, permitindo a conexão de dados entre a produção e a logística de distribuição. Uma das abordagens principais consiste em equipar os próprios produtos e sistemas de produção com sistemas embarcados baseados em sensores e atuadores inteligentes, possibilitando a comunicação e o controle da fábrica de uma forma mais eficiente. Nesse aspecto, a tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification) pode contribuir de maneira efetiva. Esta tecnologia utiliza a radiofrequência para transmitir dados de um dispositivo móvel para um leitor. Este dispositivo móvel se comunica sem fio, não requer a utilização de baterias, além de ter capacidade de processamento e memória interna, possibilitando registrar características, o histórico de deslocamentos e as modificações de um produto a este vinculado, ao longo do seu ciclo de vida. O RFID é uma das principais tecnologias habilitadoras da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e, neste trabalho, explorou-se as suas potencialidades, com fins a criar uma identidade única para cada cilindro de GLP comercializado no Brasil. Esta identificação única, habilitada para leitura remota, permitiu automatizar processos na linha de enchimento de cilindros, além de proporcionar visibilidade do processo produtivo para a cadeia logística de distribuição do produto. O desenvolvimento deste trabalho seguiu uma metodologia que engloba os procedimentos que nortearam o estudo realizado, a qual poderá ser seguida por outros trabalhos equivalentes. Apresenta-se a confecção do dispositivo que incorpora a tecnologia RFID, que integra o cilindro de GLP, assim como os demais elementos necessários à implantação global do sistema, como softwares desenvolvidos, leitores e antenas.Abstract : Liquefied Petroleum Gas (LPG) is an important energy source, especially in the residential segment, where metallic cylinders are used for its packaging, mobilizing a vast distribution and commercialization system, with great capillarity, and that must meet rigorous safety requirements and regularity in its operations. In view of the flammability and capillarity of LPG, it is mandatory to guarantee compliance with the standards that seek to provide adequate safety to the containers, which take the product to the millions of Brazilian residences and trades. The concept of safety in the transportation of this derivative is intrinsically related to the concept of traceability, which, in turn, has important information about its production and logistics process. In this scenario, new technologies of identification and information sharing have influenced industries to search for ways of self-management and full interconnection of information, allowing the connection of data between production and distribution logistics. One of the main approaches is to equip the products and production systems with embedded systems based on sensors and intelligent actuators, enabling the communication and control of the plant in a more efficient way. In this regard, RFID (Radio Frequency Identification) technology can make an effective contribution. This technology uses radio frequency to transmit data from a mobile device to a reader. This mobile device communicates wirelessly, does not require the use of batteries, besides having processing capacity and internal memory, allowing registering characteristics, the history of movements, and modifications of a product throughout its life cycle. RFID is one of the main enabling technologies of the Internet of Things (IoT) and, in this work, its potentialities were explored in order to create a unique identity for each cylinder of LPG marketed in Brazil. This unique identification, enabled for remote reading, allowed automating processes in the cylinder filling line, besides providing visibility of the production process and to the logistic chain of product distribution. The development of this work followed a methodology that encompasses the procedures that guided the study, which can be followed by other equivalent works. The conception of the device that incorporates the RFID technology is presented, which integrates the LPG cylinder, as well as the other necessary elements for the global operation of the system, such as developed software, readers and antennas.Ferreira, João Carlos EspíndolaRaposo, Alberto BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaBrandão, Fabrício Badalotti2018-05-11T17:26:35Z2018-05-11T17:26:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 p.| il., grafs.application/pdf352065https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186184porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:26:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186184Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:26:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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