JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218118 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
id |
UFSC_d31929b63d2a7c93ee94eb3d93b83ba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218118 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Javajogos digitaisjogos 2D em javadesenvolvimento de jogos em javaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.O desenvolvimento de jogos em Java exige, além do conhecimento avançado na linguagem, o uso de ferramentas que garantam desempenho em tempo de execução, estas que por sua vez tem sua própria complexidade de implementação. Para iniciantes no desenvolvimento de de jogos digitais esses são dois grandes obstáculos. Este presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma biblioteca que facilite o uso das principais APIs da linguagem Java utilizadas no desenvolvimento de games em 2D, abstraindo sua implementação para o desenvolvedor iniciante. Para fins didáticos, a biblioteca dará suporte a jogos baseados em tiles – uma divisão da tela em uma grade composta por células quadradas - com perspectiva top-down – onde o jogador visualiza o cenário de cima do ator. No decorrer deste documento são discutidos os principais elementos de um game no formato descrito, a criação da biblioteca baseada nesses elementos e uma documentação de uso desta. O objetivo da biblioteca desenvolvida é de ser uma porta de entrada para desenvolvedores iniciantes em Java e na área de jogos digitais. Além disto, espera-se do desenvolvedor que for utilizar esta ferramenta o conhecimento básico em Programação Orientada a Objetos. Com o uso da ferramenta jTiled2D foi desenvolvido um jogo de exemplo que utiliza as suas principais funcionalidades, exibindo a capacidade da biblioteca e servindo também de apoio aos seus futuros usuários.Florianópolis, SCLucca, José Eduardo DeUniversidade Federal de Santa CatarinaFeijó, Diego2020-12-07T22:37:54Z2020-12-07T22:37:54Z2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218118info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-07T22:37:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218118Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-07T22:37:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
title |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
spellingShingle |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java Feijó, Diego jogos digitais jogos 2D em java desenvolvimento de jogos em java |
title_short |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
title_full |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
title_fullStr |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
title_full_unstemmed |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
title_sort |
JTiled2D:uma biblioteca para desenvolvimento de jogos 2D em perspectiva top-down na linguagem Java |
author |
Feijó, Diego |
author_facet |
Feijó, Diego |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lucca, José Eduardo De Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijó, Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos digitais jogos 2D em java desenvolvimento de jogos em java |
topic |
jogos digitais jogos 2D em java desenvolvimento de jogos em java |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07T22:37:54Z 2020-12-07T22:37:54Z 2020-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218118 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652366658928640 |