A PERCEPÇÃO MERCANTILISTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA A PARTIR DA ATIVIDADE DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32852 |
Resumo: | O artigo preleciona contextualizar aspectos que determinam uma percepção mercantilista da educação superior privada. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação e suas contribuições na construção do aprendizado, das concepções de mundo, e da relação entre a educação, o mundo do trabalho e as bases epistemológicas da educação superior na contemporaneidade. Destaca os pontos vinculados as crises emergentes na educação superior brasileira, com ênfase na percepção das práticas predatórias no segmento privado. Para tanto, as interações metodológicas se consolidam a partir da contribuição da pesquisa acadêmica, aplicada, baseada na documentação direta configurando-se como uma pesquisa descritiva e, quanto aos objetivos, classificada como qualitativa, consideradas as bases voltadas a entrevista não–estruturada. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que a percepção mercantilista da educação superior, se consolida por meio de práticas predatórias e interferem no processo de formação acadêmica, desencadeando uma percepção errônea da concepção social da instituição universitária. |
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A PERCEPÇÃO MERCANTILISTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA A PARTIR DA ATIVIDADE DAS INSTITUIÇÕES PRIVADASO artigo preleciona contextualizar aspectos que determinam uma percepção mercantilista da educação superior privada. A digressão teórica elenca aspectos relacionados à educação e suas contribuições na construção do aprendizado, das concepções de mundo, e da relação entre a educação, o mundo do trabalho e as bases epistemológicas da educação superior na contemporaneidade. Destaca os pontos vinculados as crises emergentes na educação superior brasileira, com ênfase na percepção das práticas predatórias no segmento privado. Para tanto, as interações metodológicas se consolidam a partir da contribuição da pesquisa acadêmica, aplicada, baseada na documentação direta configurando-se como uma pesquisa descritiva e, quanto aos objetivos, classificada como qualitativa, consideradas as bases voltadas a entrevista não–estruturada. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que a percepção mercantilista da educação superior, se consolida por meio de práticas predatórias e interferem no processo de formação acadêmica, desencadeando uma percepção errônea da concepção social da instituição universitária.INPEAU2012-09-21T21:05:23Z2012-09-21T21:05:23Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32852Francisco, Thiago Henrique AlminoBurigo, Carla Cristina DutraOtani, NiloHelou, Angela Regina Heinzen Aminporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T11:19:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/32852Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:19:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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