Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Djive, Elias Gilberto Filimone
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122856
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_d348fa7a99ffabb28106be42e6a34885
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122856
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDjive, Elias Gilberto FilimoneGirardello, Gilka2014-08-06T17:28:06Z2014-08-06T17:28:06Z2013325536https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122856Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O presente trabalho objetiva refletir sobre a presença das mídias nas escolas secundárias da cidade de Maputo (Moçambique). Estas reflexões são feitas a partir da identificação e análise de cenários e perspectivas em curso nessas escolas que evocam a utilização das mídias (tradicionais e novas). Este estudo foi baseado nas pesquisas de autores do campo da mídia-educação, como Belloni, Fantin, Girardello e Rivoltella. A pesquisa foi dividido em dois momentos, primeiro, analisamos documentos oficiais de Moçambique que abordam a temática das mídias no ensino: a Política de Informática (2000), a Estratégia de Implementação da Política de Informática (2002) e o Plano Tecnológico da Educação (2011). No segundo momento, selecionamos e visitamos nove (09) escolas daquele município, com recurso a entrevistas com dirigentes deste setor, ao nível da cidade e das respectivas escolas; e a questionários preenchidos por alunos do ensino secundário. Os documentos oficiais selecionados e analisados permitiram-nos compreender que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC), no ensino secundário estão na fase inicial de sua integração, privilegiando-se o equipamento de salas informatizadas e a distribuição de computadores aos professores, rumo a um ensino interativo. Entretanto, verificamos que nas escolas estes projetos ainda estão sendo integrados de forma titubeante, sendo que as salas de aulas ainda não estão equipadas com as TIC. Das dimensões da mídia-educação, verificou-se que a mais presente é a de educar com as mídias, uma vez que se privilegia o uso instrumental das tecnologias de informação e comunicação nesses níveis de ensino. Conclui-se apontando a necessidade de que a integração das TIC nas escolas seja feita a partir de uma reflexão dialética, que reconheça os benefícios econômicos, sociais, culturais e políticos, mas que procure evitar que a razão tecnológica e os interesses econômicos se sobreponham aos critérios educativos.<br>Abstract : This study reflects upon the presence of the media technologies in secondary schools in the city of Maputo (Mozambique). It describes and discusses contexts of and perspectives for the uses of media (traditional and new) in the schools. This study is based on the works of authors from the field of media education, such as Belloni, Fantin, Girardello and Rivoltella. The research was divided in two parts. First, we analyzed the main official documents of Mozambique which address the theme: ICT policy (2000), Implementation of the ICT Policy Strategy (2002) and the Technological Plan for education (2011). In the second part, we selected and visited nine (09) schools in the country, conducted interview with school system authorities and a survey with secondary school students. The study concludes that digital information and communication technologies (ICT) in secondary school education in Mozambique are in its initial stage since, for instance the classrooms are not yet equipped with ICT. The study also suggests that the integration process of ICT in school should affirm its economic, social, cultural and political relevance, but at the same time it should guarantee that educational criteria prevailed upon economic interests and approaches that are only instrumental.141 p.| il., grafs.porEducaçãoTecnologia educacionalMoçambiqueEnsino auxiliado por computadorMoçambiqueMídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL325536.pdfapplication/pdf1140677https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122856/1/325536.pdfcecb2f5f968c379e33b63214011babbeMD51123456789/1228562014-08-06 14:28:06.109oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122856Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:28:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
title Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
spellingShingle Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
Djive, Elias Gilberto Filimone
Educação
Tecnologia educacional
Moçambique
Ensino auxiliado por computador
Moçambique
title_short Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
title_full Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
title_fullStr Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
title_full_unstemmed Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
title_sort Mídia-educação no ensino médio em Moçambique : cenários e perspectivas nas escolar da cidade de Maputo
author Djive, Elias Gilberto Filimone
author_facet Djive, Elias Gilberto Filimone
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Djive, Elias Gilberto Filimone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Girardello, Gilka
contributor_str_mv Girardello, Gilka
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Tecnologia educacional
Moçambique
Ensino auxiliado por computador
Moçambique
topic Educação
Tecnologia educacional
Moçambique
Ensino auxiliado por computador
Moçambique
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T17:28:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T17:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122856
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 325536
identifier_str_mv 325536
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122856/1/325536.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cecb2f5f968c379e33b63214011babbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805448498872320