Fabricação Digital como ferramenta para a criação de uma coleção de moda feminina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244975 |
Resumo: | Este artigo relata o desenvolvimento e resultado de uma coleção de roupas femininas que utiliza a fabricação digital como parte do processo criativo. O objetivo é explorar as tecnologias de corte a laser e impressão 3D para a criação de peças de vestuário e acessórios, visando a otimização de tempo, material e seu auxílio no processo criativo como ferramenta projetual. A desmistificação do uso da tecnologia como parte do processo faz parte da prática de projeto em espaços Maker, onde este processo foi encaminhado, nos quais a moda está cada vez mais inserida. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia de Bruno Munari (1998), criando um conceito para seu desenvolvimento e utilizando a prototipação como principal veículo de decisão para sua finalização. Testes com uma diversidade de materiais enriquece o resultado do trabalho, o qual contempla versatilidade, utilização híbrida de tecnologias e materiais, economia de tempo no corte e impressão 3D das peças. |
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Fabricação Digital como ferramenta para a criação de uma coleção de moda femininaDigital Fabrication as a creation tool of a Womenswear CollectionColeção de moda;Corte a laser;Impressão 3Dwomenswear collection; laser cut; 3D printingEste artigo relata o desenvolvimento e resultado de uma coleção de roupas femininas que utiliza a fabricação digital como parte do processo criativo. O objetivo é explorar as tecnologias de corte a laser e impressão 3D para a criação de peças de vestuário e acessórios, visando a otimização de tempo, material e seu auxílio no processo criativo como ferramenta projetual. A desmistificação do uso da tecnologia como parte do processo faz parte da prática de projeto em espaços Maker, onde este processo foi encaminhado, nos quais a moda está cada vez mais inserida. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia de Bruno Munari (1998), criando um conceito para seu desenvolvimento e utilizando a prototipação como principal veículo de decisão para sua finalização. Testes com uma diversidade de materiais enriquece o resultado do trabalho, o qual contempla versatilidade, utilização híbrida de tecnologias e materiais, economia de tempo no corte e impressão 3D das peças.This project states the development and results of a wonenswear collection that uses digital fabrication as a design tool. The objective is to explore laser cutting and 3D printing technologies on the creation of clothing pieces and accessories, aiming optimization of time, material and its help in the design process as a tool. The demystification on the use of technology as part of the process is inner to Space Maker projects, where this work was conducted, and in which Fashion Design is being inserted. Munari’s Design Methodology was used to create a concept to its development and prototyping was the main decision making tool to its finalization. Several tests with a great deal of material were conducted, which enriches the work results, bringing versatility, hybrid use of technologies and materials, and savings in cutting and printing time.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-09T13:06:54Z2023-03-09T13:06:54Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244975Pupo, RegianeOliveira, Carolinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-09T13:07:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-09T13:07:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Este artigo relata o desenvolvimento e resultado de uma coleção de roupas femininas que utiliza a fabricação digital como parte do processo criativo. O objetivo é explorar as tecnologias de corte a laser e impressão 3D para a criação de peças de vestuário e acessórios, visando a otimização de tempo, material e seu auxílio no processo criativo como ferramenta projetual. A desmistificação do uso da tecnologia como parte do processo faz parte da prática de projeto em espaços Maker, onde este processo foi encaminhado, nos quais a moda está cada vez mais inserida. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia de Bruno Munari (1998), criando um conceito para seu desenvolvimento e utilizando a prototipação como principal veículo de decisão para sua finalização. Testes com uma diversidade de materiais enriquece o resultado do trabalho, o qual contempla versatilidade, utilização híbrida de tecnologias e materiais, economia de tempo no corte e impressão 3D das peças. |
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