Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949 |
Resumo: | As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission |
id |
UFSC_d3eaec4f4c2f5de5904d494376a65659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235949 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativasFormação de ProfessoresPráticas MidiáticasMediações EducativasAs reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission2022-06-30T12:28:08Z2022-06-30T12:28:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949Mezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:28:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235949Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-30T12:28:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
title |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
spellingShingle |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas Mezzaroba, Cristiano Formação de Professores Práticas Midiáticas Mediações Educativas |
title_short |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
title_full |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
title_fullStr |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
title_sort |
Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
author |
Mezzaroba, Cristiano |
author_facet |
Mezzaroba, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzaroba, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Práticas Midiáticas Mediações Educativas |
topic |
Formação de Professores Práticas Midiáticas Mediações Educativas |
description |
As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2022-06-30T12:28:08Z 2022-06-30T12:28:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652290484076544 |