Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba, Cristiano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949
Resumo: As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission
id UFSC_d3eaec4f4c2f5de5904d494376a65659
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235949
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativasFormação de ProfessoresPráticas MidiáticasMediações EducativasAs reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission2022-06-30T12:28:08Z2022-06-30T12:28:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949Mezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:28:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235949Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-30T12:28:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
title Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
spellingShingle Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
Mezzaroba, Cristiano
Formação de Professores
Práticas Midiáticas
Mediações Educativas
title_short Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
title_full Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
title_fullStr Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
title_full_unstemmed Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
title_sort Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
author Mezzaroba, Cristiano
author_facet Mezzaroba, Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzaroba, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Práticas Midiáticas
Mediações Educativas
topic Formação de Professores
Práticas Midiáticas
Mediações Educativas
description As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profission
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2022-06-30T12:28:08Z
2022-06-30T12:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652290484076544