Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216718
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
id UFSC_d43a00a8118ec51560fa3f2800b47fc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216718
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de FlorianópolisEducação científica e tecnológicaDesenhoMitologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.Esta Tese tem por objetivo analisar como a disciplina de Desenho se estruturou, foi ensinada e difundida em meio a um dispositivo técnico-industrial, durante as décadas de 1940 à 1970. Para tanto, considerou-se a instituição Escola Industrial de Florianópolis, e os documentos do artista e professor Franklin Cascaes. Essa eleição foi realizada por que este artista foi aluno e professor da disciplina de Desenho na Escola Industrial de Florianópolis e, além disso, assumiu-se que seus documentos são potentes para a materialidade investigativa desta tese. A Coleção Professora Elisabeth Pavan Cascaes, homenagem póstuma prestada pelo artista à esposa, torna-se, então, o corpus documental onde uma memória foi guardada e, mais do que isso, foi construída. Este arquivo é composto por documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, rascunhos e anotações escritas à mão, planos de disciplinas, cadernos de desenhos e trabalhos de estudantes. A problemática central da tese é: de que modo a disciplina de Desenho coloca em funcionamento e potencializa o dispositivo técnico-industrial em meados do século XX? O pressuposto teórico-metodológico contempla aspectos relacionados à história do presente, a partir de Michel Foucault. A partir das análises dos materiais, desenvolveu-se a tese de que a disciplina de Desenho é efeito e suporte de um dispositivo técnico-industrial, que busca a formação técnica para o trabalho, ligada a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Florianópolis, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Santa Catarina.Abstract: This thesis aims to analyze how the subject of drawing was structured, taught and widespread amid the technical-industrial devices during the decades of 1940 e 1970. For that purpose, it was considered the institution at Florianópolis industrial school and tthe documents of the teacher and artist Franklin Cascaes. That choice have happened because this artist was a student and also was a teacher of subject of drawing at Florianópolis? industrial school and, besides that it was assumed that his documents could be considered such as investigative materiality. The collection Teacher Elisabeth Pavan Cascaes, posthumous tribute paid to the artist to the wife, it becomes a documentary corpus in which a memory was saved and more than this, built. This archival is composite of several documents such as private correspondence and institutional, drafts and handwritten notes, education plans and student work. The thesis? central problem is: In what way the subject of drawing puts in function and enhances the technical-industrial devices midway through the 20th century? The theoretical and methodological framework contemplates aspects related to Michel Foucault?s present history. From the these materials analysis have developed the thesis that the subject of drawing is effect and support of a technical-industrial devices which look for technical background to the work connected a political, social, cultural and pedagogical environment experienced in Florianópolis within a period of high agitation in the pedagogic field in the state of Santa Catarina.Flores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaKuhn, Thaline Thiesen2020-10-21T21:33:15Z2020-10-21T21:33:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis142 p.| il.application/pdf370205https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216718porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:33:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:33:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
title Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
spellingShingle Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
Kuhn, Thaline Thiesen
Educação científica e tecnológica
Desenho
Mitologia
title_short Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
title_full Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
title_fullStr Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
title_full_unstemmed Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
title_sort Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Desenho
Mitologia
topic Educação científica e tecnológica
Desenho
Mitologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:33:15Z
2020-10-21T21:33:15Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370205
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216718
identifier_str_mv 370205
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100833378304