Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Volnei de Moraes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Boas, Ana Alice Vilas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152
Resumo: A definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica.
id UFSC_d4505def912ae8de6e1e183320530f54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97152
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de casoA definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica.INPEAU2012-11-07T19:23:33Z2012-11-07T19:23:33Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152Xavier, Volnei de MoraesBoas, Ana Alice Vilasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T14:50:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:50:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
title Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
spellingShingle Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
Xavier, Volnei de Moraes
title_short Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
title_full Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
title_fullStr Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
title_full_unstemmed Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
title_sort Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
author Xavier, Volnei de Moraes
author_facet Xavier, Volnei de Moraes
Boas, Ana Alice Vilas
author_role author
author2 Boas, Ana Alice Vilas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Volnei de Moraes
Boas, Ana Alice Vilas
description A definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-07T19:23:33Z
2012-11-07T19:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652156945825792