Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152 |
Resumo: | A definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica. |
id |
UFSC_d4505def912ae8de6e1e183320530f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97152 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de casoA definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica.INPEAU2012-11-07T19:23:33Z2012-11-07T19:23:33Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152Xavier, Volnei de MoraesBoas, Ana Alice Vilasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T14:50:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:50:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
title |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
spellingShingle |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso Xavier, Volnei de Moraes |
title_short |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
title_full |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
title_fullStr |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
title_sort |
Perfil do Aluno de Administração de Empresas como Instrumento de Melhoria da Qualidade do Ensino: um estudo de caso |
author |
Xavier, Volnei de Moraes |
author_facet |
Xavier, Volnei de Moraes Boas, Ana Alice Vilas |
author_role |
author |
author2 |
Boas, Ana Alice Vilas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Volnei de Moraes Boas, Ana Alice Vilas |
description |
A definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas constitui-se peça fundamental para que o projeto pedagógico seja construído de forma eficaz e que, por conseguinte, o aluno tenha uma formação de acordo com as reais necessidades do mercado de trabalho. Partindo dessa premissa, o presente artigo procura contextualizar o tema objeto da dissertação de mestrado do autor principal, inicialmente com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada junto às empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, de micro, pequeno, médio e grande porte, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como finalidade colher subsídios para a definição do perfil do aluno do curso de Administração de Empresas das Faculdades Rio-Grandenses – FARGS. Ao ser definido o perfil do aluno, foram feitas sugestões de melhoria para o ensino da Administração de Empresas na Instituição, mediante a criação de um sistema de parceria empresas/FARGS. Algumas das competências citadas foram ter garra, ambição, vontade de crescer e ter experiência prática. Este sistema de parceria enseja a aproximação do aluno às empresas, mediante o uso da realidade virtual também é uma forma de melhorara a estrutura curricular mostrando mais flexibilidade e mobilidade acadêmica. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-10 2012-11-07T19:23:33Z 2012-11-07T19:23:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652156945825792 |