ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behling, Gustavo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rebelo, Hilda Maria de Souza, Kraemer, Maria Elisabeth Pereira, Goede, Waldir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114780
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever acerca da educação inclusiva e da acessibilidade em Instituição de Ensino Superior. Trata-se de um estudo descritivo em que contou com as seguintes etapas de revisão de literatura, acessibilidade e inclusão, a acessibilidade e a instituição de ensino superior, termos utilizados na acessibilidade e inclusão, dispositivos legais e normativos, atividades de atendimento educacional nos núcleos de acessibilidade para atendimento nas IES, eixos de estrutura para os núcleos de acessibilidade, habilidades e competências dos professores para atuarem no atendimento educacional especial, Censo de Educação Superior e alguns indicadores. Conclui-se que a legislação brasileira sobre acessibilidade e inclusão é vasta, e que com isto espera-se uma mudança cultural para que o país seja tão avançado em termos práticos quanto o é no que diz respeito seus dispositivos legais e normativos.
id UFSC_d4541ec8756353d2cb98abd269e4932f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114780
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORO presente artigo tem como objetivo descrever acerca da educação inclusiva e da acessibilidade em Instituição de Ensino Superior. Trata-se de um estudo descritivo em que contou com as seguintes etapas de revisão de literatura, acessibilidade e inclusão, a acessibilidade e a instituição de ensino superior, termos utilizados na acessibilidade e inclusão, dispositivos legais e normativos, atividades de atendimento educacional nos núcleos de acessibilidade para atendimento nas IES, eixos de estrutura para os núcleos de acessibilidade, habilidades e competências dos professores para atuarem no atendimento educacional especial, Censo de Educação Superior e alguns indicadores. Conclui-se que a legislação brasileira sobre acessibilidade e inclusão é vasta, e que com isto espera-se uma mudança cultural para que o país seja tão avançado em termos práticos quanto o é no que diz respeito seus dispositivos legais e normativos.2013-12-13T19:33:10Z2013-12-13T19:33:10Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114780Behling, GustavoRebelo, Hilda Maria de SouzaKraemer, Maria Elisabeth PereiraGoede, Waldirporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:33:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114780Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:33:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Behling, Gustavo
title_short ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author Behling, Gustavo
author_facet Behling, Gustavo
Rebelo, Hilda Maria de Souza
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Goede, Waldir
author_role author
author2 Rebelo, Hilda Maria de Souza
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Goede, Waldir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behling, Gustavo
Rebelo, Hilda Maria de Souza
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Goede, Waldir
description O presente artigo tem como objetivo descrever acerca da educação inclusiva e da acessibilidade em Instituição de Ensino Superior. Trata-se de um estudo descritivo em que contou com as seguintes etapas de revisão de literatura, acessibilidade e inclusão, a acessibilidade e a instituição de ensino superior, termos utilizados na acessibilidade e inclusão, dispositivos legais e normativos, atividades de atendimento educacional nos núcleos de acessibilidade para atendimento nas IES, eixos de estrutura para os núcleos de acessibilidade, habilidades e competências dos professores para atuarem no atendimento educacional especial, Censo de Educação Superior e alguns indicadores. Conclui-se que a legislação brasileira sobre acessibilidade e inclusão é vasta, e que com isto espera-se uma mudança cultural para que o país seja tão avançado em termos práticos quanto o é no que diz respeito seus dispositivos legais e normativos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T19:33:10Z
2013-12-13T19:33:10Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114780
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128288243712