Desenvolvimento urbano da porção norte da Ilha de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Giselli Ventura de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183608
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017
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spelling Desenvolvimento urbano da porção norte da Ilha de Santa CatarinaGeografiaUrbanizaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017O presente estudo teve como objetivo, analisar a dinâmica do processo de Urbanização da Porção Norte da Ilha de Santa Catarina, desde a sua gênese até os dias atuais. Além disso, buscou compreender os diversos modos de produção que vão se apresentando ao longo dos processos históricos, como a ascensão e decadência da pequena produção mercantil, até a atual conjuntura, quando o uso e ocupação do solo apresenta outra dinâmica econômica. Para tanto, o referencial teórico utilizado na tese tem como base o paradigma de formação socioespacial tendo como suporte os estudos regionais de MAMIGONIAN (1958)- dentro de uma perspectiva marxista, a qual auxilia na interpretação da formação socioeconômica do litoral catarinense e da área de estudo. Assim, como a teoria da Dualidade Brasileira RANGEL (1981) contextualizando o Estadual e o Local com a realidade da formação social econômica brasileira. Utilizou-se também como suporte para a estruturação da tese, a periodização de BASTOS (2000) com o intuito de compreender as conjunturas políticas e econômicas que contribuíram para a formação desse espaço. A primeira etapa de ocupação e urbanização BASTOS (2000) do Norte da Ilha iniciada no século XVIII, com a instalação dos açorianos em Santo Antônio de Lisboa, de onde ganharam Ratones, Canasvieiras e Rio Vermelho (PAULI, 1973, p.177), sendo a região concentradora de boa parte desses pequenos produtores mercantis, os quais passam a ser influenciados pelo capital comercial português. No segundo processo de urbanização, ocorre a ascensão desses pequenos agricultores, tornando uma das principais áreas agrícolas da Ilha, momento em que surgem novos comerciantes, decorrentes da segunda migração para os Vales Atlânticos catarinenses, no século XIX. A terceira fase do processo de urbanização, após as políticas da década de 1930, acaba tendo como reflexo, a decadência desses pequenos produtores, como também outras mudanças, o pacto de poder estabelecido no Brasil RANGEL (1981) entre as oligarquias regionais provocaram na capital do estado grandes mudanças, sobretudo após a década de 1960, pois, a partir de meados do século XX, os interesses da elite florianopolitana , atrelada ao poder político de Santa Catarina, vão determinar as áreas de desenvolvimento que deveriam receber investimentos em infraestrutura, como a grande artéria do Norte da Ilha, a SC-401. Por fim, o atual contexto econômico em que temos despontando não apenas o setor do comércio, turismo e o da construção civil, como também o setor de tecnologia, que a cada dia vem ganhando mais espaço em Florianópolis - cidade mais representativa no setor- apresentando o melhor resultado entre os polos do país, com expansão de 6,9% ACATE (2016), apesar do cenário de crise econômica brasileira. A porção Norte da Ilha de SC, por apresentar uma rodovia de acesso duplicada, a SC-401, vem atraindo cada vez mais as empresas de tecnologia, como também o comércio, além de contar com os Balneários dotados de infraestrutura turística e dos principais empreendimentos de alto padrão. O próprio Plano Diretor vem privilegiando o crescimento da cidade no sentindo Centro-Norte da Ilha, onde a valorização da terra e os empreendimentos de alto padrão estimulam cada vez mais os investimentos, não apenas do setor privado, mas também do Estado como as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o que vem se justifica pela intensificação do fluxo de pessoas e empresas nesta direção.Abstract: The present study had the objective of analyzing the dynamics of the urbanization process in the Northern region of Santa Catarina, from its genesis to the present day. In addition, it aimed to understand various modes of production that are presented throughout the historical processes, such as the rise and the fall of a small mercantile production, until the present juncture, which the use and the occupation of soil present another economic dynamic. For that, the thesis used the theoretical framework based on socio-spatial formation paradigm - supported by regional studies of MAMIGONIAN (1958) - in a Marxist perspective, which assists in the interpretation of socioeconomic formation of Santa Catarina coast and in the area of this study. Another theory used in this study was "Brazilian Duality" RANGEL (1981), which contextualizes the State and the Local with the reality of Brazilian economic social formation. The periodization of BASTOS (2000) was also applied as a support for the thesis structuring, in order to understand the political and economic conjunctures, that contributed to formation of this space. The first stage of occupation and urbanization BASTOS (2000) of the North of the Island initiated in century XVIII, with the installation of "Azoreans in Santo Antônio de Lisboa, where Ratones, Canasvieiras and Rio Vermelho were won" (PAULI, 1973, p.177), being the concentrating region of a large number of these small mercantile producers, who are now influenced by Portuguese commercial capital. In the second process of urbanization, the rise of these small farmers takes place, becoming one of the main agricultural areas of the Island, when new merchants arise, resulting in the second migration to Atlantic Valleys of Santa Catarina, in the 19th century. The third phase of urbanization process, as a reflection after the 1930' politics, causes the decadence of small producers, as well as the power agreement, established in Brazil RANGEL (1981) between the regional oligarchies, that caused great changes in the capital of SC, especially after the 1960s. Since the twentieth century, the interests of Florianópolis elite will determine development areas, linked to the political power of Santa Catarina, which should receive investment in infrastructure, such as the great artery of the SC-401 highway. Finally, the current economic context in which we have not only trade, tourism and construction sector, but also technology sector, which is gaining more space in Florianópolis - the most representative city in the sector - presenting "The best result among poles in the country, with a 6.9% expansion" ACATE (2016), despite the Brazilian economic crisis. The northern portion of SC island, the SC-401, due to its duplicated access, has been attracting technology companies, commerce, as well as resorts, with tourist infrastructure and high standards. The Master Plan of the city has been privileging the growth of center-north sense, where gentrification of the land and the high-standard enterprises are increasingly stimulating investments not only in private sector, but also in SC state, with programs like PAC (Growth Acceleration Program), which is justified by the intensification of people and companies in this direction.Bastos, José MessiasUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Giselli Ventura de2018-02-20T19:03:32Z2018-02-20T19:03:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis422 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf351285https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183608porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T19:03:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183608Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-20T19:03:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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