Efeito estético na biblioterapia: vivências na Oficina Literária Boca de Leão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Evandro Jair
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251798
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.
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spelling Efeito estético na biblioterapia: vivências na Oficina Literária Boca de LeãoCiência da informaçãoBiblioterapiaLeituraLivros e leituraTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa estuda o diálogo possível entre a área da Ciência da Informação (Biblioterapia) e a área Literatura (Teoria do Efeito Estético). Trata da Teoria do Efeito Estético com base em Wolfgang Iser, em que, a partir da recepção de textos literários, o leitor participa de um jogo no qual o texto é o campo e os jogadores são o leitor e o autor. Nesse jogo, os espaços vazios, segundo Iser, permitem ao leitor interagir com o texto por meio de um movimento de preenchimento. Apresenta a Biblioterapia como um cuidado com o Ser, e a leitura dirigida com posterior discussão em grupo como vantajoso à interação interpessoal e à expressão de sentimentos como recebimentos, angústias, anseios e emoções como raiva, medo, tristeza e alegria. Defende que o ser humano é beneficiado pela função terapêutica da leitura quando comunica e expõe seus problemas de ordem emocional ou física. Descreve os componentes biblioterapêuticos: catarse (apaziguamento das emoções); identificação (assimilação de atributos das personagens), que pode ocorrer por projeção (detecção de desvios que o leitor possui e despejar nas personagens) ou por introjeção (percepção de virtudes das personagens que o leitor encontra e assimila para si); introspecção (reflexão sobre as emoções em processo de percepção interior) e humor (riso provocado por textos humorísticos). Esta tese utiliza como forma de abordagem a pesquisa qualitativa e de cunho fenomenológico, com técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória, apresentando-se como um estudo de caso. Tem como seu objetivo geral a possibilidade de descrever a ocorrência do efeito estético em Vivências em Biblioterapia nas atividades permanentes da Oficina Literária Boca de Leão produzida na Biblioteca Pública de Santa Catarina. E como seus objetivos específicos: identificar o perfil do leitor dos participantes das vivências em biblioterapia; descrever os relatos de observação das vivências em biblioterapia; transcrever o efeito estético da recepção dos textos literários usados ??nas vivências em biblioterapia. O local de aplicação da investigação foi a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, juntamente com os participantes inscritos na Oficina Literária Boca de Leão, em três encontros para Vivências em Biblioterapia com seis participantes. Os textos utilizados foram poesias e crônicas que versavam sobre amor, ódio e gratidão. Nessas oportunidades, o pesquisador gravou as vivências e utilizou a observação participante e o uso de questionários para a coleta de dados. Foi escolhida a Análise de Conteúdo de Bardin para a categorização e posterior análise e interpretação dos dados. Esta tese ainda conta com a descrição fenomenológica como recurso para registro e coleta de dados. Como resultados o objetivo geral foi oferecido com a descrição da ocorrência do efeito estético na recepção das obras literárias pelos leitores, com três encontros temáticos. Assim, quando do momento catártico com previsões de alegria, contentamento, felicidade, entre outras emoções, o efeito catártico ocorreu com essas representações. De igual modo, ocorreu também com sentimentos negativos como o ódio, a raiva, a ira, entre outros. A identificação dos leitores decorreu ora com os personagens ora com as características deles ora com as atitudes ali representadas ora com determinados trechos da obra. Como exemplo disso, ao serem prolongados pela conversa sobre o ódio, um participante vislumbrou em uma frase que há possibilidade deste sentimento se transformar em alegria. Alguns questionamentos surgiram entre os participantes como: o amor tem um fim? O amor acaba ou se transforma? Há algo de bom em sentirmos raiva? Todas essas perguntas representam o efeito estético durante o processo de introspecção para a interiorização do que ouviram e no diálogo posterior conseguirem realizar uma troca de experiência. Como forma de finalização foi discutida sobre o ato de gratidão, como isso influencia na convivência social e nos benefícios para o bem-estar físico e mental.Abstract: This research studies the possible dialogue between the area of Information Science (Bibliotherapy) and the area of Literature (Theory of Aesthetic Effect). It deals with the Theory of Aesthetic Effect based on Wolfgang Iser, in which, from the reception of literary texts, the reader participates in a game in which the text is the field and the players are the reader and the author. In this game, the empty spaces, according to Iser, allow the reader to interact with the text through a filling movement. It presents Bibliotherapy as a care with the Being, and the directed reading with subsequent group discussion as favorable to interpersonal interaction and the expression of feelings such as fears, anguish, anxieties and emotions such as anger, fear, sadness and joy. It argues that the human being is benefited by the therapeutic function of reading when he communicates and exposes his emotional or physical problems. It describes the bibliotherapeutic components: catharsis (appeasement of emotions); identification (assimilation of attributes of the characters), which can occur by projection (detection of deviations that the reader has and pours into the characters) or by introjection (perception of virtues of the characters that the reader finds and assimilates for himself); introspection (reflection on emotions in the process of inner perception) and humor (laughter provoked by humorous texts). This thesis uses as a form of approach qualitative and phenomenological research, with bibliographical, documental, descriptive, exploratory research techniques, presenting itself as a case study. Its general objective is to describe the occurrence of the aesthetic effect in Bibliotherapy Experiences in the permanent activities of the Boca de Leão Literary Workshop developed at the Public Library of Santa Catarina. And as its specific objectives: to identify the reading profile of the participants of the experiences in bibliotherapy; to describe the reports of observation of the experiences in bibliotherapy; to transcribe the aesthetic effect of the reception of literary texts used in bibliotherapy experiences. The place of application of the research was the Public Library of the State of Santa Catarina, together with the participants enrolled in the Literary Workshop Boca de Leão, in three meetings for Experiences in Bibliotherapy with six participants. The texts used were poetry and chronicles that dealt with love, hate and gratitude. In these opportunities, the researcher recorded the experiences and used participant observation and the use of questionnaires for data collection. Bardin's Content Analysis was chosen for categorization and subsequent analysis and interpretation of the data. This thesis also relies on phenomenological description as a resource for recording and data collection. As results, the general objective was achieved with the description of the occurrence of the aesthetic effect in the reception of literary works by the listening readers, with three thematic meetings. Thus, when the cathartic moment with demonstrations of joy, contentment, happiness, among other emotions, the cathartic effect occurred with these representations. Likewise, it also occurred with negative feelings such as hatred, anger, anger, among others. The identification of the readers took place, sometimes with the characters, sometimes with their characteristics, sometimes with the attitudes represented there, sometimes with certain parts of the work. As an example of this, when being led by the conversation about hatred, a participant glimpsed in a sentence that there is a possibility of this feeling turning into joy. Some questions arose among the participants such as: does love have an end? Does love end or change? Is there anything good about feeling angry? All these questions represent the aesthetic effect during the process of introspection for the internalization of what they heard and in the subsequent dialogue to be able to carry out the exchange of experience. As a way of finalization, it was discussed about the act of gratitude, how it influences social coexistence and the benefits for physical and mental well-being.Pinto, Marli Dias de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Evandro Jair2023-11-06T23:27:56Z2023-11-06T23:27:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis229 p.| tabs.application/pdf384564https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251798porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T23:27:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251798Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-06T23:27:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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