Transtornos mentais em servidores públicos: caracterização e acompanhamento do retorno ao trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Rafaela Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240947
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
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Método: descrição do perfil epidemiológico de absenteísmo-doença, por transtornos mentais, em servidores públicos de Santa Catarina; revisão de literatura dos preditores de retorno ao trabalho após licença para tratamento de saúde, por transtornos mentais estudo descritivo sobre o autocuidado, em 626 professores, mediante a Covid-19 e as condições de saúde e trabalho impostas por esta; estudo qualitativo para ilustrar o processo de retorno ao trabalho, a partir da Análise de Conteúdo; e apresentação da proposta de intervenção. Resultados: o conhecimento dos preditores de retorno ao trabalho, após afastamento por transtornos mentais, é relevante para a saúde pública e deve apoiar as propostas de intervenção. Os principais preditores são: a expectativa positiva de retorno ao trabalho e/ou autoeficácia, construto central; a gravidade dos sintomas, a idade e a duração do absenteísmo prévio, as condições de trabalho, a escolaridade e a qualificação profissional. Há controvérsias, logo possibilidades de outros estudos. Os servidores públicos catarinenses são acometidos majoritariamente por transtornos mentais, com destaque para a Secretaria de Estado da Educação (professores), grupo escolhido para as etapas empíricas desta tese. A pandemia agravou a situação laboral e de saúde, dos professores, que já eram desfavoráveis, e o autocuidado foi uma estratégia importante em favor da saúde mental, fomentada pela OMS e utilizada, mas em menor número após início da Covid-19. O retorno ao trabalho carece de participação institucional, que inclua colegas e chefias. O investimento no próprio tratamento e ponderações a respeito da própria autoeficácia, parecem ter sido determinantes no retorno das professoras entrevistadas. Conclusão: uma intervenção que considere os preditores de retorno ao trabalho, após licença por transtornos mentais, que promova autoeficácia (grupo focal) e ações no local de trabalho, poderá minimizar sintomas, auxiliar na estabilização dos quadros, reduzir o risco de cronificação, de licenças recorrentes e até mesmo de aposentadorias precoces, e favorecer o retorno ao trabalho. A terapia cognitivo comportamental é recomendada.Abstract: Mental disorders are one of the main causes of absence from work and generate sick leave, loss of productivity, work incapacity, retirement and huge costs. Returning to work can promote health and should be investigated for public policies and interventions that minimize the damage caused by mental disorders and promote return to work. Objective: to develop an intervention proposal for monitoring the return to work, after leave for health treatment for mental disorders, based on four independent but complementary studies. Method: description of the epidemiological profile of absenteeism-illness, due to mental disorders, in public servants in Santa Catarina; literature review of the predictors of return to work after sick leave due to mental disorders; descriptive study on self-care, in 626 teachers, through Covid-19 and the health and work conditions imposed by it; qualitative study to illustrate the process of returning to work, based on Content Analysis; and presentation of the intervention proposal. Results: the knowledge of predictors of return to work, after removal due to mental disorders, is relevant for public health and should support intervention proposals. The main predictors are: the positive expectation of returning to work and/or self-efficacy, a central construct; severity of symptoms, age and duration of previous absenteeism, working conditions, education and professional qualifications. There are controversies, hence possibilities for other studies. Public servants in Santa Catarina are mostly affected by mental disorders, especially the State Department of Education (teachers), a group chosen for the empirical stages of this thesis. The pandemic worsened the work and health situation of teachers, who were already unfavorable, and self-care was an important strategy in favor of mental health, promoted by the WHO and used, but in smaller numbers after the onset of Covid-19. The return to work lacks institutional participation, which includes colleagues and managers. The investment in the treatment itself and considerations about their own self-efficacy seem to have been decisive in the return of the interviewed teachers. Conclusion: an intervention that considers the predictors of return to work, after leave for mental disorders, that promotes self-efficacy (focus group) and actions in the workplace, can minimize symptoms, help to stabilize the conditions, reduce the risk of chronicity, of recurring leaves and even early retirements, and favoring a return to work. Cognitive behavioral therapy is recommended.Cruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaTrevisan, Rafaela Luiza2022-10-21T16:53:44Z2022-10-21T16:53:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis236 p.| il., gráfs.application/pdf378210https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240947porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:53:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:53:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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