A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
Resumo: Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620
id UFSC_d54af630e18d6b1b3072d5fbe59f8d0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissionalFormação de professoreshistória da educação matemáticaEducação matemáticaDisponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático.JIEEM2018-04-16T15:01:50Z2018-04-16T15:01:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T15:01:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T15:01:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
title A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
spellingShingle A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
Valente, Wagner Rodrigues
Formação de professores
história da educação matemática
Educação matemática
title_short A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
title_full A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
title_fullStr A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
title_full_unstemmed A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
title_sort A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
história da educação matemática
Educação matemática
topic Formação de professores
história da educação matemática
Educação matemática
description Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-16T15:01:50Z
2018-04-16T15:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv JIEEM
publisher.none.fl_str_mv JIEEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652265333981184