A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669 |
Resumo: | Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620 |
id |
UFSC_d54af630e18d6b1b3072d5fbe59f8d0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissionalFormação de professoreshistória da educação matemáticaEducação matemáticaDisponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático.JIEEM2018-04-16T15:01:50Z2018-04-16T15:01:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T15:01:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-16T15:01:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
title |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
spellingShingle |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional Valente, Wagner Rodrigues Formação de professores história da educação matemática Educação matemática |
title_short |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
title_full |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
title_fullStr |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
title_full_unstemmed |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
title_sort |
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores história da educação matemática Educação matemática |
topic |
Formação de professores história da educação matemática Educação matemática |
description |
Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-16T15:01:50Z 2018-04-16T15:01:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares ? a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 8-14, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
JIEEM |
publisher.none.fl_str_mv |
JIEEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652265333981184 |