Para além da feira: um estudo sobre as interações sociais de feirantes e a necessidade de transformações em tempo de pandemia.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224579 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Para além da feira: um estudo sobre as interações sociais de feirantes e a necessidade de transformações em tempo de pandemia.CiberespaçoSociabilidadeComunidadeTerritorialidadeSociabilidade VirtualSociabilityCommunity. TerritorialityVirtual SociabilityCyberspaceTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.As novas tecnologias da comunicação têm transformado o sentido de presença nas relações sociais, o tempo e o espaço não se apresentam mais como barreiras para a sociabilidade. Relações sociais já estruturadas no espaço físico, podem ser reinventadas neste novo espaço imaterial, tal como a sua forma, sua organização e suas dinâmicas. Diante disso, essa pesquisa objetivou estudar as interações sociais de um coletivo de feirantes no ciberespaço, impedidas de continuarem ocorrendo face a face, devido ao distanciamento físico ocasionado pela pandemia do coronavírus. A problemática se volta para a compreensão das estruturas e dinâmicas dessas interações frente ao fenômeno transitório das relações sociais fundamentadas no território da feira sendo transportadas para as redes sociais. A escolha pelo tema se deu pela interrupção abrupta das interações presenciais, tendo como recurso o uso das redes sociais para manutenção da coesão do grupo. Deste modo, este é um momento ímpar para estudar a transição dessas relações sociais para o ciberespaço. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de característica exploratória qualitativa, como método de obtenção de dados relevantes para efetivação da proposta estabelecida. Assim, os dados desta pesquisa foram coletados por meio da etnografia virtual, mediante observação oculta das interações dos feirantes entre si, por meio das redes sociais, e entrevistas estruturadas, via chamada de vídeo com 30 feirantes. Posteriormente foi feita a interpretação e análise dos dados com auxílio do referencial teórico, através de análise do discurso, buscando melhor compreensão do fenômeno. Percebeu-se que a divisão de agrupamentos encontrados no espaço físico da feira, foram transfigurados para o ciberespaço. Contudo, o estudo apontou que o coletivo de feirantes têm adaptado sua sociabilidade para novos modos de interações virtuais, com propósito de manter a preservação dos seus laços sociais, e que a exclusão digital de feirantes mais idosos tem sido um obstáculo para a efetivação desse objetivo.The new communication technologies have been turning the sense of presence in the social relations when time and space no longer present themselves as barriers to sociability. Structured social relations in a physical space may be re-invented in this new immaterial space such as its form, organization, and its dynamics. Therefore, this research aimed to study the social interactions of a collective of market traders in cyberspace, which were prevented from continuing to occur face to face due to the physical distance caused by the coronavirus pandemic. The problem turns to the understanding of the structures and dynamics of these interactions in face of the transitory phenomenon of social relations based on the territory of the fair being transported to the social networks. The choice for this theme was due to the abrupt interruption of face-to-face interactions, using social networks as a resource to maintain group cohesion. Thus, this is a unique moment to study the transition of these social relations to cyberspace. In face of this, a qualitative exploratory research was carried out, as a method to obtain relevant data for the effectiveness of the established proposal. Thus, the data in this research were collected through virtual ethnography, using covert observation of the marketers' interactions with each other through social networks, and structured interviews via video call with 30 marketers. Later on, the data was interpreted and analyzed with the help of the theoretical framework, through discourse analysis, seeking a better understanding of the phenomenon. It was noticed that the groupings divisions have founded in the physical space of the fair was transfigured into cyberspace. However, the study pointed out that the market traders have adapted their sociability to new modes of virtual interactions, keeping the preservation of their social bonds, and that the digital exclusion of older market traders has been an obstacle to the accomplishment of this goal.Florianópolis, SCVedana, VivianeUniversidade Federal de Santa CatarinaGoulart, Miriam Eliza da Silva2021-07-05T12:10:54Z2021-07-05T12:10:54Z2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224579info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-05T12:10:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224579Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-05T12:10:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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