O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131058 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_d641b8f153b896505d5990f9f27015c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131058 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano EmpresarialMicro e pequenas empresasFinanciamento de investimentoProger Urbano EmpresarialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho tem como objetivo verificar, a partir das percepções do cliente, as contribuições do Proger Urbano Empresarial à sua empresa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto as organizações que contrataram a linha de crédito por meio da Agência Palhoça (SC) do Banco do Brasil S.A. Com a finalidade de atender ao objetivo proposto, empreende-se levantamento do histórico do Banco do Brasil, identificando suas tipos fases, bem como são apresentadas suas características gerais, contextualizando sua função hibrida de banco múltiplo tradicional e de banco oficial. A análise de crédito é atividade prévia oferta de qualquer linha crédito ao cliente, sendo sua função estabelecer o portfólio de negócios de modo a determinar as linhas de crédito e os valores que a empresa pode operar com o banco. O Proger Urbano Empresarial, mantido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), é uma linha de crédito destinada a financiar investimentos em atividades empresariais com o objetivo de fomentar a geração de emprego e de renda as micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$ 5 milhões, localizadas na área urbana. A pesquisa foi realizada junto as 34 empresas financiadas pelo Proger Urbano Empresarial através da Agência Palhoça (SC), com operações em andamento e adimplente, levando-se em consideração o mês de maio de 2007. Pode-se constatar que dentre as empresas pesquisadas, 83,33 % atuam no ramo do comércio, aproximadamente a metade (46,66 %) foram equipadas com máquinas especificas ao processo produtivo da empresa ou com móveis e demais utensílios necessários à sua atividade, além de observar que 40 % das respondentes obtiveram financiamentos de até R$ 9.999,99. A maioria das empresas tomaram conhecimento da linha de crédito por meio de conversa com funcionário / gerente do Banco do Brasil, além de terem optado por contratar o financiamento devido à atratividade de suas taxas. No que diz respeito ao impacto no número de funcionários, mais de 70 % das empresas obtiveram o incremento de pelo menos um funcionário em seu quadro após a contratação da linha de crédito. Verificou-se, ainda, que a maior parte dos dirigentes pesquisados declararam ter observado melhoras nos resultados financeiros de suas empresas, nas suas vendas ou nas prestações de serviços, no processo de produção e no relacionamento entre a empresa e seus clientes. Quanto ao relacionamento entre os funcionários da empresa, pouco menos da metade das organizações pesquisadas observaram melhora nesse item. Assume-se, portanto, que o Proger Urbano Empresarial, a partir das percepções dos micro e pequenos empresários pesquisados, contribui de forma positiva à geração de emprego e de renda a suas empresas. Nesse contexto, é proposto um plano de ação com o intuito de divulgar a linha de crédito entre empresas cujo perfil seja adequado ao público-alvo da linha de crédito.Florianópolis, SCCosta, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa Catarina.Hoffmann, Murilo Rebello2015-03-19T18:45:23Z2015-03-19T18:45:23Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131058porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-19T18:45:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131058Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-19T18:45:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
title |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
spellingShingle |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial Hoffmann, Murilo Rebello Micro e pequenas empresas Financiamento de investimento Proger Urbano Empresarial |
title_short |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
title_full |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
title_fullStr |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
title_full_unstemmed |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
title_sort |
O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial |
author |
Hoffmann, Murilo Rebello |
author_facet |
Hoffmann, Murilo Rebello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Alexandre Marino Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Murilo Rebello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Micro e pequenas empresas Financiamento de investimento Proger Urbano Empresarial |
topic |
Micro e pequenas empresas Financiamento de investimento Proger Urbano Empresarial |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-19T18:45:23Z 2015-03-19T18:45:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131058 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
106 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652001559445504 |