Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Piersandra Simão dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kuhn, Thaline Thiesen, Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583
Resumo: Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula.
id UFSC_d65704ec5bf43d697cd3612e367b9abf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202583
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenesEnsino de DesenhoEnsino de MatemáticaEnunciadoHistória da Educação MatemáticaGrupos Escolares CatarinensesEste ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula.2019-12-09T15:51:05Z2019-12-09T15:51:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583Santos, Piersandra Simão dosKuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:51:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202583Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:51:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
title Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
spellingShingle Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
Santos, Piersandra Simão dos
Ensino de Desenho
Ensino de Matemática
Enunciado
História da Educação Matemática
Grupos Escolares Catarinenses
title_short Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
title_full Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
title_fullStr Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
title_full_unstemmed Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
title_sort Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
author Santos, Piersandra Simão dos
author_facet Santos, Piersandra Simão dos
Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Piersandra Simão dos
Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Ensino de Matemática
Enunciado
História da Educação Matemática
Grupos Escolares Catarinenses
topic Ensino de Desenho
Ensino de Matemática
Enunciado
História da Educação Matemática
Grupos Escolares Catarinenses
description Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-09T15:51:05Z
2019-12-09T15:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652061454106624