Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583 |
Resumo: | Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula. |
id |
UFSC_d65704ec5bf43d697cd3612e367b9abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202583 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenesEnsino de DesenhoEnsino de MatemáticaEnunciadoHistória da Educação MatemáticaGrupos Escolares CatarinensesEste ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula.2019-12-09T15:51:05Z2019-12-09T15:51:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583Santos, Piersandra Simão dosKuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:51:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202583Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:51:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
title |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
spellingShingle |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes Santos, Piersandra Simão dos Ensino de Desenho Ensino de Matemática Enunciado História da Educação Matemática Grupos Escolares Catarinenses |
title_short |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
title_full |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
title_fullStr |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
title_full_unstemmed |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
title_sort |
Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenes |
author |
Santos, Piersandra Simão dos |
author_facet |
Santos, Piersandra Simão dos Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Piersandra Simão dos Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Desenho Ensino de Matemática Enunciado História da Educação Matemática Grupos Escolares Catarinenses |
topic |
Ensino de Desenho Ensino de Matemática Enunciado História da Educação Matemática Grupos Escolares Catarinenses |
description |
Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para isso, em termos teórico-metodológicos, numa perspectiva histórica, utilizamos as noções de dispositivo, discurso e enunciado a partir do pensamento de Foucault. Dessa forma, propõe-se analisar os enunciados que permearam o ensino desses saberes por meio desses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, conclui-se que a matéria de matemática e de desenho foram marcadas por discursos e enunciados, sendo que esses moldavam, criavam e prescreviam dispositivos para esses saberes, tornando-se práticas nas salas de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-09T15:51:05Z 2019-12-09T15:51:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652061454106624 |