Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95351 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_d6b0189028f96189a1933145d670b5bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95351 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de FlorianópolisNutriçãoCrianças -NutriçãoHabitos alimentaresPropaganda pela televisaoComportamento do consumidorEstudantes -AtitudesPesquisa QualitativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2011Mudanças nos hábitos alimentares de crianças têm sido observadas nos últimos anos, contribuindo para o fenômeno conhecido como "transição alimentar e nutricional". Entre as razões para tais mudanças, a televisão (TV) tem sido apontada como uma possível promotora de hábitos alimentares pouco saudáveis. Além disso, as crianças estão adquirindo produtos com seus próprios recursos, de maneira independente, principalmente alimentos, e crianças de menor renda estão tendo maior acesso a produtos menos nutritivos. Pouco se sabe sobre a relação da TV com os hábitos alimentares e o comportamento consumidor de crianças brasileiras. O objetivo desta pesquisa foi comparar hábitos alimentares e comportamento consumidor de estudantes de escola particular e pública, e relacioná-los com o hábito de assistir à TV. Para isto, foi realizado um estudo qualitativo, a partir da Análise de Conteúdo das transcrições de grupos focais realizados em escola particular e pública de Florianópolis-SC nos anos de 2005 e 2008. Foram analisados 23 grupos focais compostos por 111 estudantes de 7-10 anos (57 na escola particular e 54 na escola pública). Além do tipo de escola, os estudantes também foram classificados em função da ocupação exercida pelos pais. Verificou-se que os estudantes da escola particular tinham maior renda familiar que os da escola pública. Nas duas escolas os estudantes referiram comer frutas, legumes e verduras, e relataram consumir frutas frequentemente. O consumo habitual de legumes e verduras foi mais mencionado pelos estudantes da escola pública, e foi associado principalmente a projetos sociais frequentados, e não ao ambiente doméstico. De modo geral, os estudantes disseram gostar de comer guloseimas, porém o consumo diário foi citado apenas entre aqueles de menor renda, enquanto o controle dos pais sobre o consumo alimentar foi mais percebido pelos de maior renda. Os estudantes relataram assistir à TV em diversos horários ao longo do dia, sem perceberem controle dos pais sobre horários ou programação assistida. A maioria afirmou ter dinheiro para gastos independentes e ter vontade de comprar os produtos anunciados nas propagandas de TV. No grupo de menor renda as compras de guloseimas foram mais frequentemente mencionadas. Pôde-se observar nos estudantes um hábito excessivo de assistir à TV sem a percepção da influência dos pais. Os estudantes da escola pública relataram a ingestão mais frequente de guloseimas, mais liberdade para fazer compras e maior gasto com guloseimas. É possível que os hábitos alimentares e o comportamento consumidor dos estudantes estivessem sendo influenciados pela TV. No entanto, o controle dos pais em relação aos hábitos alimentares pareceu moderar esta influência. Estratégias voltadas para a sensibilização dos pais em relação ao efeito da TV sobre os hábitos de seus filhos devem ser incentivadas, principalmente entre a população de menor renda. Evidencia-se também a importância da implementação da regulamentação para propagandas de alimentos direcionadas às crianças brasileiras.Fiates, Giovanna Medeiros RataichesckUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Vanessa Mello2012-10-26T00:31:59Z2012-10-26T00:31:59Z2012-10-26T00:31:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il., tabs.application/pdf290147http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95351porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95351Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
title |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
spellingShingle |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis Rodrigues, Vanessa Mello Nutrição Crianças - Nutrição Habitos alimentares Propaganda pela televisao Comportamento do consumidor Estudantes - Atitudes Pesquisa Qualitativa |
title_short |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
title_full |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
title_fullStr |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
title_sort |
Hábitos alimentares, comportamento consumidor e hábito de assistir à televisão de estudantes de Florianópolis |
author |
Rodrigues, Vanessa Mello |
author_facet |
Rodrigues, Vanessa Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiates, Giovanna Medeiros Rataichesck Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vanessa Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nutrição Crianças - Nutrição Habitos alimentares Propaganda pela televisao Comportamento do consumidor Estudantes - Atitudes Pesquisa Qualitativa |
topic |
Nutrição Crianças - Nutrição Habitos alimentares Propaganda pela televisao Comportamento do consumidor Estudantes - Atitudes Pesquisa Qualitativa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T00:31:59Z 2012-10-26T00:31:59Z 2012-10-26T00:31:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
290147 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95351 |
identifier_str_mv |
290147 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652199858798592 |