Aprendizagem e Inovação em um tabelionato de notas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Vitoria Dal Ri
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214537
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Aprendizagem e Inovação em um tabelionato de notas: um estudo de casoAdministraçãoAprendizagemInovaçãoTabeliãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.Os notários, no Brasil, atuam na relevante função de prevenção de litígios. Em que pese a historicidade de suas funções, que por muitos é desconhecida, buscam adaptar-se ao contexto social em que estão inseridos. Para Jiménez e Sanz-Valle (2011) as organizações que buscam melhorar seu desempenho através da inovação devem preocupar-se, preliminarmente, com os processos de aprendizagem. Esta dissertação, então, tem por objetivo analisar como ocorrem os processos de aprendizagem e inovações de processos e produtos em um Tabelionato de Notas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com estratégia bibliográfica e estudo de caso, dentro da filosofia construtivista. O caso selecionado foi o Tabelionato de Notas na região da grande Florianópolis/SC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com membros dos setores de escritura pública, procuração pública e gestão do Tabelionato, e análise de documentos, os quais foram analisados por meio das técnicas de análise conteúdo. Encontrou-se que a aprendizagem formal e informal e inovação de serviços, processos e organizacional são interdependentes e complementares. Esta relação não é apenas linear unidirecional, ela desvela-se muito mais complexa, em caráter bidirecional ou, ainda, cíclico, a depender do caso. O estudo da interface da aprendizagem e inovação neste tipo de organização contribui, academicamente, por tratar-se de uma lacuna teórica, e na prática para desconstruir a imagem retrógrada e burocrática dos Tabelionatos de Notas e serventias extrajudiciais em geral, supostamente alheias aos processos de inovação e aprendizagem.Abstract: Notaries in Brazil play the relevant function of litigation prevention. Despite the historicity of their functions, which for many is unknown, they seek to adapt to the social context in which they operate. For Jiménez and Sanz-Valle (2011), organizations that seek to improve their performance through innovation should focus primarily on learning processes. This dissertation then aims to analyze how learning processes and innovations on process and product occur in a Notary office. A qualitative research with bibliographic strategy and case study was carried out within the constructivist philosophy. The selected case was the Notary office in the region of Florianópolis, Brazil. Data was collected through semi-structured interviews with members of the public deed, public power of attorney and notary public administration sectors, and also document analysis, which were analyzed using content analysis techniques. Formal and informal learning as well as service, process and organizational innovation were found to be interdependent and complementary. This relationship is not only linearly unidirectional. It is much more complex, bi-directional or even cyclical, depending on the case. The study of the interface of learning and innovation in this type of organization contributes academically, as it is a theoretical gap, and in pratical terms, to deconstruct the retrograde and bureaucratic image of the Notaries and extrajudicial servitudes, supposedly unaware of the processes of innovation and learning.Todescat, MarildaUniversidade Federal de Santa CatarinaPagani, Vitoria Dal Ri2020-10-21T21:06:44Z2020-10-21T21:06:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 p.| il.application/pdf368705https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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