Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Leonardo Victor
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216068
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
id UFSC_d6d15de3a7ff4ffc453f577ff9d8f43e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216068
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMarcelino, Leonardo VictorMarques, Carlos Alberto2020-10-21T21:25:22Z2020-10-21T21:25:22Z2020370059https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216068Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.A Química Verde (QV) emerge na década de 1990 como um campo científico organizado em torno da prevenção da degradação ambiental pelos produtos e processos químicos. Nossa hipótese é de que a QV tem características de racionalidade prática, incorporando a dimensão e valores ambientais, mas pode reduzir-se à racionalidade instrumental, dificultando a evolução de toda a Química como uma ciência engajada na salvaguarda do ambiente. O objetivo geral deste trabalho é discutir os tipos de racionalidade presentes em produções de químicos verdes, tendo em vista seu papel na produção e no enfrentamento dos problemas ambientais e a necessidade e importância das racionalidades ao ensino de Química. O referencial teórico principal está pautado na Filosofia da Química, Filosofia da Tecnologia e Teoria Crítica para pensar os tipos de racionalidade, o método de atribuir causa e justificar logicamente os fenômenos. A pesquisa foi qualitativa e documental. Mais de 14 mil textos foram analisados por Análise de Cocitação e de Hubs e Autoridades Intelectuais da QV, elencando as 13 publicações mais relevantes como corpus analítico. Os resultados indicaram que a QV se baseia na racionalidade prática, sendo direcionada para a produção de inovações tecnológicas baseadas em procedimentos e regras de design, consolidadas nos 12 Princípios da QV. Na racionalidade ética, os valores ambientais são voltados à prevenção da: toxicidade, geração de resíduos, da não renovabilidade, dos perigos físicos, da não biocompatibilidade dos produtos químicos e da ineficiência energética e material dos processos. Os valores econômicos não aparecem explicitamente nos 12 Princípios da QV, mas foram argumentos muito utilizados para convencer os demais químicos, indústrias e governo sobre a viabilidade econômica das práticas verdes. Na racionalidade política, os químicos verdes usam a ocupação de posições de poder (acadêmico, econômico, político) como estratégia para implementar os valores ambientais, o que pode solapar os valores do campo em favorecimento aos interesses econômicos hegemônicos. Essa concessão de valores é uma característica da racionalidade instrumental na QV. Devido à racionalidade prática na QV, o Ensino de Química pode ser beneficiado pela aproximação com a Educação Tecnológica em seus cinco temas principais: modelagem, design, recursos, sistemas e valores humanos. Destes, a educação em design, o Pensamento Sistêmico Crítico e a Heurística Sistêmica Crítica apresentam grande possibilidade para estabelecer uma posição crítica frente às inovações científico-tecnológicas e desvelar o salvacionismo tecnológico. Conclui-se que a evolução a um Pensamento Sistêmico Crítico na abordagem da QV na formação de químicos e cidadãos pode contribuir para direcionar a Química para práticas mais ambientalmente benignas e para uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. A pesquisa apresenta, inexoravelmente, certos limites devido ao tamanho do corpus analisado e pelo recorte da amostra situar-se à pesquisa acadêmica. Pesquisas futuras podem investigar discursos e práticas de outros sujeitos da QV, como educadores, criadores de políticas públicas e participantes da indústria química.Abstract : Green Chemistry (GC) emerged in the 1990s as a scientific field organized around the threat of environmental degradation by chemical products and processes. The hypothesis is that a GC has characteristics of practical rationality, incorporating environmental dimensions and values, but it can be reduced to instrumental rationality, hindering the evolution of all Chemistry as a science engaged in safeguarding the environment. The general objective of this work is to discuss the types of rationality present in the production of green chemists papers, in view of their role in generating and combating environmental problems and the need and importance of these rationalities to Chemistry teaching. The main theoretical framework is based on Philosophy of Chemistry, Philosophy of Technology and Critical Theory to think about the types of rationality, the methods of attributing cause and logically justifying phenomena. This is a qualitative and documental research. More than 14 thousand texts were analyzed by Cocitation Analysis and by means of Intellectual Hubs and Authorities, with the 13 more relevant publications as the analytical corpus. The results indicated that GC is based on practical rationality, being directed towards the production of technological innovations based in design procedures and rules consolidated in the 12 GC Principles. In the ethical rationality, environmental values are aimed at preventing: toxicity, waste generation, non-renewable resources, physical hazards, non-biocompatibility of chemicals, and economic and material inefficiency of processes. Economic values do not appear explicitly in the 12 GC Principles, but they were widely used to convince other chemists, industries and the government about the economic viability of green practices. In the political rationality, green chemists occupy positions of (academic, economic or governamental) power as a strategy to implement environmental values, what can subsume the values of the field into the hegemonic economic interests. This concession of values is a characteristic of instrumental rationality in GC. Considered the practical rationality in GC, Chemistry Teaching can benefit from the approximation with Technology Education in its five main topics: modeling, design, resources, systems and human values. Of these, design education, Critical Systems Thinking and Critical Systemic Heuristics have great possibility of defining a critical position in the face of scientific-technological innovations unveiling technological salvationism. We concluded that the evolution to a Critical Systems Thinking in the approach of GC during the education of chemists and citzens in general can contribute to direct Chemistry towards more environmentally benign practices and towards a more just, democratic and sustainable society. The research has, inexorably, certain limits due to the size of the analyzed corpus and the restriction of the sample to analyzing academic research. Future research can investigate discourses and practices of other GC subjects, such as educators, policy makers and participants in the chemical industry.198 p.| il., tabsporEducação científica e tecnológicaQuímica ambientalQuímica verdeQuímicaRazão práticaBibliometriaMeio ambienteProteção ambientalOs tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0442-T.pdfPECT0442-T.pdfapplication/pdf2419795https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216068/-1/PECT0442-T.pdffcd19eca98e5c9c800cf7ff0d6c6c02fMD5-1123456789/2160682020-10-21 18:25:22.29oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
title Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
spellingShingle Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
Marcelino, Leonardo Victor
Educação científica e tecnológica
Química ambiental
Química verde
Química
Razão prática
Bibliometria
Meio ambiente
Proteção ambiental
title_short Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
title_full Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
title_fullStr Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
title_full_unstemmed Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
title_sort Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino
author Marcelino, Leonardo Victor
author_facet Marcelino, Leonardo Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Leonardo Victor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
contributor_str_mv Marques, Carlos Alberto
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Química ambiental
Química verde
Química
Razão prática
Bibliometria
Meio ambiente
Proteção ambiental
topic Educação científica e tecnológica
Química ambiental
Química verde
Química
Razão prática
Bibliometria
Meio ambiente
Proteção ambiental
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:25:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:25:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216068
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370059
identifier_str_mv 370059
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il., tabs
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216068/-1/PECT0442-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd19eca98e5c9c800cf7ff0d6c6c02f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805263171452928