A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Moisés Dayan Souto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156669
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
id UFSC_d6f43d964ed32b18a48e71232d1674d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/156669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famíliasEducação. Família. Serviços Sociais. Políticas Públicas.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir acerca da relação que se estabelece entre a família e a escola através de embasamento teórico obtido por meio de pesquisa bibliográfica. A escolha do tema se justifica devido à experiência de estágio curricular obrigatório I e II, realizado no Centro de Educação e Evangelização Popular – CEDEP, localizado em Florianópolis/SC. A breve experiência de estágio na Organização Não Governamental, acompanhando a rotina dos educandos e suas famílias, bem como suas aspirações, sonhos e dificuldades serviram de estímulo para a realização deste trabalho. No decorrer desta pesquisa categorias como educação e família são abordadas com base em autores do campo da educação, da sociologia e do serviço social. Este estudo teve como premissa a hipótese de que a relação que se estabelece entre a escola e os familiares é permeada por processos de responsabilização e de expectativas em torno do bom rendimento escolar, exigindo das famílias respostas e comportamentos que muitas vezes elas não conseguem desempenhar. A partir da pesquisa bibliográfica realizada constatou-se que este tema é abordado pela educação e muitos autores reconhecem a delicada relação que se estabelece entre ambos. Do ponto de vista do serviço social, há uma produção teórica consolidada na perspectiva de analisar os processos de responsabilização das famílias na provisão do bem-estar de seus membros.Moser, LilianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Moisés Dayan Souto2015-11-26T22:15:51Z2015-11-26T22:15:51Z2015-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156669porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-26T22:15:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-26T22:15:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
title A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
spellingShingle A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
Santos, Moisés Dayan Souto
Educação. Família. Serviços Sociais. Políticas Públicas.
title_short A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
title_full A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
title_fullStr A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
title_full_unstemmed A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
title_sort A relação família–escola na atualidade e o processo de responsabilização das famílias
author Santos, Moisés Dayan Souto
author_facet Santos, Moisés Dayan Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moser, Liliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Moisés Dayan Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Família. Serviços Sociais. Políticas Públicas.
topic Educação. Família. Serviços Sociais. Políticas Públicas.
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26T22:15:51Z
2015-11-26T22:15:51Z
2015-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156669
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652255927205888