PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO: O CASO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190492 |
Resumo: | Verificou-se neste estudo como os indicadores de desempenho presentes nos relatórios de gestão universitária subsidiam a elaboração do planejamento estratégico contido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Instituição de Educação Superior (IES) de natureza pública. Para isso, foi realizada revisão da literatura acerca da gestão universitária de IES e da estratégia, mais especificamente, de dois processos estratégicos: planejamento e controle. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso em um Instituto Federal de Educação (Ife) localizado na Região Sudeste do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental junto aos relatórios de gestão universitária e o PDI referente ao período de 2011 a 2016. A síntese dos resultados sugere que os indicadores apresentados nos relatórios de gestão universitárias estão orientados para atendimento de exigências normativas relativas à regulamentação governamental. Neste caso, os relatórios de gestão não são utilizados como subsídio para a elaboração do PDI, indicando que o processo estratégico não se articula de forma interdependente retroalimentada. Com isso, observou-se que no Ife investigado, o planejamento e o controle estratégicos possuem características formalísticas e burocráticas, não cumprindo os seus papeis estratégicos na gestão universitária. |
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO: O CASO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃOVerificou-se neste estudo como os indicadores de desempenho presentes nos relatórios de gestão universitária subsidiam a elaboração do planejamento estratégico contido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Instituição de Educação Superior (IES) de natureza pública. Para isso, foi realizada revisão da literatura acerca da gestão universitária de IES e da estratégia, mais especificamente, de dois processos estratégicos: planejamento e controle. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso em um Instituto Federal de Educação (Ife) localizado na Região Sudeste do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental junto aos relatórios de gestão universitária e o PDI referente ao período de 2011 a 2016. A síntese dos resultados sugere que os indicadores apresentados nos relatórios de gestão universitárias estão orientados para atendimento de exigências normativas relativas à regulamentação governamental. Neste caso, os relatórios de gestão não são utilizados como subsídio para a elaboração do PDI, indicando que o processo estratégico não se articula de forma interdependente retroalimentada. Com isso, observou-se que no Ife investigado, o planejamento e o controle estratégicos possuem características formalísticas e burocráticas, não cumprindo os seus papeis estratégicos na gestão universitária.INPEAU/UFSC2018-10-16T14:10:32Z2018-10-16T14:10:32Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190492RIGONI, BRÍSCIA OLIVEIRA PRATESTHOMES, LORRAINY CALOTESILVA JUNIOR, ANNOR DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T14:10:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T14:10:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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