Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoboli, Fabio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Renato Izidoro Da, Correia, Elder Silva, Santos, Luana Alves Dos, Bomfim, Evandro Santos de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023
Resumo: Este texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo;
id UFSC_d74831667cfb219963261c962cbc03f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236023
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semióticoFrida KahloA coluna partidaCultura fitnessCorpo femininoSemióticaEste texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo;2022-07-04T12:29:10Z2022-07-04T12:29:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023Zoboli, FabioSilva, Renato Izidoro DaCorreia, Elder SilvaSantos, Luana Alves DosBomfim, Evandro Santos de Meloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T12:29:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236023Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T12:29:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
title Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
spellingShingle Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
Zoboli, Fabio
Frida Kahlo
A coluna partida
Cultura fitness
Corpo feminino
Semiótica
title_short Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
title_full Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
title_fullStr Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
title_full_unstemmed Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
title_sort Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
author Zoboli, Fabio
author_facet Zoboli, Fabio
Silva, Renato Izidoro Da
Correia, Elder Silva
Santos, Luana Alves Dos
Bomfim, Evandro Santos de Melo
author_role author
author2 Silva, Renato Izidoro Da
Correia, Elder Silva
Santos, Luana Alves Dos
Bomfim, Evandro Santos de Melo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zoboli, Fabio
Silva, Renato Izidoro Da
Correia, Elder Silva
Santos, Luana Alves Dos
Bomfim, Evandro Santos de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Frida Kahlo
A coluna partida
Cultura fitness
Corpo feminino
Semiótica
topic Frida Kahlo
A coluna partida
Cultura fitness
Corpo feminino
Semiótica
description Este texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo;
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2022-07-04T12:29:10Z
2022-07-04T12:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949201948672