Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023 |
Resumo: | Este texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo; |
id |
UFSC_d74831667cfb219963261c962cbc03f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236023 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semióticoFrida KahloA coluna partidaCultura fitnessCorpo femininoSemióticaEste texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo;2022-07-04T12:29:10Z2022-07-04T12:29:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023Zoboli, FabioSilva, Renato Izidoro DaCorreia, Elder SilvaSantos, Luana Alves DosBomfim, Evandro Santos de Meloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T12:29:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236023Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T12:29:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
title |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
spellingShingle |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico Zoboli, Fabio Frida Kahlo A coluna partida Cultura fitness Corpo feminino Semiótica |
title_short |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
title_full |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
title_fullStr |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
title_full_unstemmed |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
title_sort |
Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico |
author |
Zoboli, Fabio |
author_facet |
Zoboli, Fabio Silva, Renato Izidoro Da Correia, Elder Silva Santos, Luana Alves Dos Bomfim, Evandro Santos de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Renato Izidoro Da Correia, Elder Silva Santos, Luana Alves Dos Bomfim, Evandro Santos de Melo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zoboli, Fabio Silva, Renato Izidoro Da Correia, Elder Silva Santos, Luana Alves Dos Bomfim, Evandro Santos de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frida Kahlo A coluna partida Cultura fitness Corpo feminino Semiótica |
topic |
Frida Kahlo A coluna partida Cultura fitness Corpo feminino Semiótica |
description |
Este texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo; |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2022-07-04T12:29:10Z 2022-07-04T12:29:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651949201948672 |