Desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa: um estudo etnográfico sobre formação dos professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251068 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023. |
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Desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa: um estudo etnográfico sobre formação dos professores de língua portuguesa na Guiné-BissauLinguísticaLíngua portuguesaProfessores de portuguêsDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.Este trabalho traz um estudo sobre os desafios e possibilidades do ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau. É um estudo etnográfico realizado na Escola Superior da Educação Unidade Tchico Té, sobre a formação dos professores da língua portuguesa no país e tem como objetivo principal discutir e apresentar reflexões acerca de práticas de ensino de línguas e do processo de formação dos professores de Língua Portuguesa na escola Tchico Té, a partir da perspectiva dos participantes que atuam nesse contexto formativo. O trabalho está dividido em quatro capítulos (sem incluir a introdução). Em cada um desses capítulos, foram discutidas diferentes temáticas sobre o ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau. Para análise e discusão dessas temáticas, trabalhamos com diferentes teóricos como: Candé (2008), Cruz (2013) sobre ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau; Nóvoa (1992), Melo (2018) sobre a formação dos professores; Lucena (2015), Erichson (1984) sobre estudo etnográfico, entre outros. Tendo em vista a necessidade de uma compreensão mais atualizada do ensino e formação dos professores no país, decidimos fazer a pesquisa de campo. O contato direto com a realidade escolar guineense nos permitiu, através de observação e de entrevistas, ter uma visão mais real do ensino e formação na Guiné-Bissau. Tudo que vimos e ouvimos no campo, durante a nossa pesquisa, leva-nos à conclusão de que a fragilidade do ensino no país tem a ver com o pouco investimento no sistema educativo. Baseado na análise pormenorizada do contexto e da realidade do ensino, acreditamos que só é possível melhorar a qualidade do ensino guineense investindo muito na educação. Esperamos com esta reflexão, contribuir teórica e metodologicamente para o desenvolvimento de mais estudos sobre a formação dos professores da língua portuguesa na Guiné-Bissau.Abstract: This work presents a study on the challenges and possibilities of Portuguese language teaching in Guinea-Bissau. It is an ethnographic study carried out at the Tchico Té School of Education, on the training of Portuguese language teachers in the country, and its main objective is to discuss and present reflections on language teaching practices and the training process of Portuguese language teachers at the Tchico Té school, from the perspective of the participants who work in this training context. The work is divided into four chapters (not including the introduction), in which different themes about the teaching of the Portuguese language in Guinea-Bissau are discussed. To analyze and discuss these themes, we work with different theorists such as: Candé (2008), Cruz (2013) on Portuguese language teaching in Guinea-Bissau; Nóvoa (1992), Melo (2018) on teacher training; Lucena (2015), Erichson (1984) on ethnographic studies, among others. Considering the need for a more up-to-date understanding of teaching and teacher training in the country, we decided to do field research. Direct contact with the Guinean school reality allowed us, through observation and interviews, to have a more real view of teaching and training in Guinea-Bissau. Everything we saw and heard in the field during our research leads us to the conclusion that the shortcomings of education in the country derive from insufficient investments in the education system. Based on the detailed analysis of the context and reality of education, we believe that it is only possible to improve the quality of Guinean education by investing heavily in education. With this reflection, we hope to contribute theoretically and methodologically to the development of further studies on the training of Portuguese language teachers in Guinea-Bissau.Lucena, Maria Inêz ProbstUniversidade Federal de Santa CatarinaDjú, Juliano Correia2023-09-13T23:13:19Z2023-09-13T23:13:19Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il.application/pdf383478https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251068porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T23:13:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251068Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-13T23:13:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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