Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Caroline da Rosa Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010
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spelling Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia CatarinenseCiência da informaçãoBibliotecasAdministraçãoBibliotecas -PlanejamentoBibliotecasOrganizaçãoBiblioteconomiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010Em um contexto no qual o advento das TICs reconfigura a história da sociedade, em virtude da atual explosão da informação e das evoluções tecnológicas, também a sociedade passa por transformações de ordem econômica, social, política, cultural, educacional e tecnológica. Nesse cenário informacional, existe um local onde deve ser disponibilizado e também fomentado o acesso à informação: a biblioteca. Consideram-se a inclusão e a exclusão informacional da sociedade da informação, como também as TICs (ferramentas que estão presentes nesse ambiente e no dia a dia dos usuários), como pressupostos para que os ambientes das bibliotecas sejam (re)pensados e (re)organizados, a fim de que atendam às reais necessidades informacionais da sociedade. Nesse sentido, o objetivo central do estudo foi analisar a gestão das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, usando como parâmetro as quatro funções gerenciais: planejamento, organização, direção e controle. A partir de investigações in loco nas bibliotecas dos cinco campi do IF-C, pesquisaram-se aspectos referentes a essas quatro funções gerenciais. A literatura nas áreas da administração, biblioteconomia, educação, sociologia e ciência da informação permeia a fundamentação conceitual, teórica e metodológica da investigação realizada. A coleta de dados, pautada pela combinação das abordagens qualitativa e quantitativa, se deu por meio da análise de documentos, da observação sistemática e da realização de entrevistas estruturadas com os responsáveis pelas bibliotecas. Para análise e interpretação dos dados, criaram-se variáveis de análise a partir das quatro funções gerenciais. Os resultados desta pesquisa permitem constatar a necessidade do engajamento de todos os atores educacionais no desenvolvimento das bibliotecas escolares. Acredita-se que as investigações que tem como foco de análise as bibliotecas escolares podem contribuir no sentido de melhorar a compreensão da função dessas instituições na sociedade. A avaliação de bibliotecas escolares a partir das quatro funções gerenciais poderá contribuir para uma mudança no perfil e no melhor desenvolvimento dessas bibliotecas.Pereira, Magda ChagasUniversidade Federal de Santa CatarinaBecker, Caroline da Rosa Ferreira2012-10-25T08:37:00Z2012-10-25T08:37:00Z2012-10-25T08:37:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis355 p.| grafs., tabs.application/pdf284328http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T17:28:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T17:28:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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