Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_d86ed11b1b537b57950f949d17797868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94312 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia CatarinenseCiência da informaçãoBibliotecasAdministraçãoBibliotecas -PlanejamentoBibliotecasOrganizaçãoBiblioteconomiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010Em um contexto no qual o advento das TICs reconfigura a história da sociedade, em virtude da atual explosão da informação e das evoluções tecnológicas, também a sociedade passa por transformações de ordem econômica, social, política, cultural, educacional e tecnológica. Nesse cenário informacional, existe um local onde deve ser disponibilizado e também fomentado o acesso à informação: a biblioteca. Consideram-se a inclusão e a exclusão informacional da sociedade da informação, como também as TICs (ferramentas que estão presentes nesse ambiente e no dia a dia dos usuários), como pressupostos para que os ambientes das bibliotecas sejam (re)pensados e (re)organizados, a fim de que atendam às reais necessidades informacionais da sociedade. Nesse sentido, o objetivo central do estudo foi analisar a gestão das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, usando como parâmetro as quatro funções gerenciais: planejamento, organização, direção e controle. A partir de investigações in loco nas bibliotecas dos cinco campi do IF-C, pesquisaram-se aspectos referentes a essas quatro funções gerenciais. A literatura nas áreas da administração, biblioteconomia, educação, sociologia e ciência da informação permeia a fundamentação conceitual, teórica e metodológica da investigação realizada. A coleta de dados, pautada pela combinação das abordagens qualitativa e quantitativa, se deu por meio da análise de documentos, da observação sistemática e da realização de entrevistas estruturadas com os responsáveis pelas bibliotecas. Para análise e interpretação dos dados, criaram-se variáveis de análise a partir das quatro funções gerenciais. Os resultados desta pesquisa permitem constatar a necessidade do engajamento de todos os atores educacionais no desenvolvimento das bibliotecas escolares. Acredita-se que as investigações que tem como foco de análise as bibliotecas escolares podem contribuir no sentido de melhorar a compreensão da função dessas instituições na sociedade. A avaliação de bibliotecas escolares a partir das quatro funções gerenciais poderá contribuir para uma mudança no perfil e no melhor desenvolvimento dessas bibliotecas.Pereira, Magda ChagasUniversidade Federal de Santa CatarinaBecker, Caroline da Rosa Ferreira2012-10-25T08:37:00Z2012-10-25T08:37:00Z2012-10-25T08:37:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis355 p.| grafs., tabs.application/pdf284328http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T17:28:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T17:28:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
title |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
spellingShingle |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Becker, Caroline da Rosa Ferreira Ciência da informação Bibliotecas Administração Bibliotecas - Planejamento Bibliotecas Organização Biblioteconomia |
title_short |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
title_full |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
title_fullStr |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
title_full_unstemmed |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
title_sort |
Gestão de bibliotecas escolares com foco nas quatro funções gerenciais: estudo de caso nas bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense |
author |
Becker, Caroline da Rosa Ferreira |
author_facet |
Becker, Caroline da Rosa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Magda Chagas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Caroline da Rosa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação Bibliotecas Administração Bibliotecas - Planejamento Bibliotecas Organização Biblioteconomia |
topic |
Ciência da informação Bibliotecas Administração Bibliotecas - Planejamento Bibliotecas Organização Biblioteconomia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T08:37:00Z 2012-10-25T08:37:00Z 2012-10-25T08:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
284328 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312 |
identifier_str_mv |
284328 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
355 p.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652180506279936 |