Fatores que influenciam o uso de bicicleta em cidades de médio porte: estudo de caso em Balneário Camboriú/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Largura, Aline Estela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96270
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLargura, Aline EstelaSouza, João Carlos2012-10-26T10:24:24Z2012-10-26T10:24:24Z20122012310647http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96270Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.A maioria das políticas públicas voltadas para mobilidade urbana valorizaram os deslocamentos por veículos motorizados, esquecendo muitas vezes os modos não motorizados. Os espaços urbanos começaram a se tornar insuficientes para comportar a quantidade crescente de veículos motorizados, sendo assim, os usuários dos espaços públicos, poderiam estar usufruindo estes espaços de forma a incentivarem os seus deslocamentos feitos através da bicicleta, ou mesmo por caminhadas. Para tentar amenizar estes problemas são necessárias novas soluções para inserção da bicicleta no ambiente urbano de forma efetiva. Os modelos tradicionais de planejamento de transporte não são capazes de solucioná-los, pois ignoraram os modos não motorizados. Considerando o que foi descrito acima, o problema tratado no presente trabalho consistiu em analisar a cidade de Balneário Camboriú/SC, visando seu potencial para a inserção de modos de transporte não motorizados no planejamento de mobilidade urbana, e como vencer a dificuldade de planejar a mobilidade por bicicletas com os instrumentos disponíveis para o planejamento de transportes. Para tanto, adotou-se o Índice de Qualidade Cicloviária, baseado no Índice de Caminhabilidade de Bradashaw (1993). Este índice foi adaptado à realidade local do país, Brasil, por Siebert e Lorenzini (1998), seguido por Largura (2009), sendo, portanto a metodologia utilizada para se atingir os objetivos propostos, sendo eles: analisar os fatores que influenciam o uso da bicicleta em cidade de porte médio, tendo como estudo de caso a cidade de Balneário Camboríú; identificar que tipos de variáveis são relevantes na avaliação subjetiva de um ciclista em relação à percepção do conforto oferecido nas ciclovias; aplicar o método do índice de qualidade cicloviária para avaliar as ciclovias existentes; desenvolver análises para detectar se a cidade realmente apresenta condições físicas necessárias para a utilização das ciclovias; identificar os pólos geradores de trafego e as possíveis linhas de desejo para os usuários das ciclovias de Balneário Camboriú/SC; e propor uma ampliação da rede de ciclovias de Balneário Camboriú/SC. Também foi utilizada a análise observativa exploratória com a aplicação de um questionário a população local para averiguar a respeito da necessidade de mais espaços cicloviários para o bem estar, primeiro, da mobilidade, segundo, da população, terceiro, ambiental da cidade. A partir deste entendimento, buscou-se uma participação popular nas questões urbanas voltadas para a mobilidade por bicicletas, tendo em vista que esta interferência direta pode ocasionar a construção de cidades com melhores formas de acessibilidade. Os resultados da pesquisa mostraram que a cidade de Balneário Camboriú apresentou potencial para ampliar a área cicloviária, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e ambiental como desafogaria o tráfego de veículos motorizados. Além disso, por seu desenho urbano apresentar ruas estreitas a melhor opção para as linhas de desejo da população seria ciclovias compartilhadas com pedestres, no que proporcionaria uma relação mais próxima com veículos não motorizados, em especial as bicicletas, objeto deste estudo111 p.| il.porFlorianópolisArquiteturaCicloviasMobilidade urbanaBicicletasFatores que influenciam o uso de bicicleta em cidades de médio porte: estudo de caso em Balneário Camboriú/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL310647.pdfapplication/pdf9293054https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96270/1/310647.pdf90871a0be355b05d06f508b0fc432162MD51TEXT310647.pdf.txt310647.pdf.txtExtracted Texttext/plain123519https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96270/2/310647.pdf.txt82d6ea4bb7e4476e178c98b4be2e5a65MD52THUMBNAIL310647.pdf.jpg310647.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1514https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96270/3/310647.pdf.jpg1b0e9b8f25739be8b816d486b429023dMD53123456789/962702013-05-05 01:37:27.96oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T04:37:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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