MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Airan Arinê
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ciquella, Rafael Moisés, Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113248
Resumo: A chegada da era digital traz consigo um salto tecnológico, causando uma expressiva mudança no comportamento e no cotidiano das pessoas. O acesso a dispositivos tecnológicos tem mudado a maneira com que as pessoas se comunicam, se informam e se relacionam com o mundo. E essa mudança já tem sido sentida nos ambientes educacionais, à medida que professores e alunos nascidos a partir da década de 1980, denominados de nativos digitais, estejam se tornando maioria nos quadros docentes e discentes das instituições de ensino. A partir desta contextualização, o presente estudo tem como objetivo identificar como os alunos das graduações de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da universidade estão utilizando e sua propensão a utilizar seus dispositivos móveis para fins educacionais. Utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativa com procedimento survey. Foram utilizados dados primários obtidos por meio de um questionário com 32 questões divididas em três grupos de quesitos. Os dados foram analisados quantitativamente. Como principal resultado tem-se que os acadêmicos das graduações supracitadas não utilizam de forma constante e guiada para ensino os dispositivos móveis, no entanto mostram-se propensos a integrar dispositivos móveis em suas praticas de aprendizagem.
id UFSC_d88226fb9ef9659559cda2c3817b5403
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113248
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINOA chegada da era digital traz consigo um salto tecnológico, causando uma expressiva mudança no comportamento e no cotidiano das pessoas. O acesso a dispositivos tecnológicos tem mudado a maneira com que as pessoas se comunicam, se informam e se relacionam com o mundo. E essa mudança já tem sido sentida nos ambientes educacionais, à medida que professores e alunos nascidos a partir da década de 1980, denominados de nativos digitais, estejam se tornando maioria nos quadros docentes e discentes das instituições de ensino. A partir desta contextualização, o presente estudo tem como objetivo identificar como os alunos das graduações de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da universidade estão utilizando e sua propensão a utilizar seus dispositivos móveis para fins educacionais. Utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativa com procedimento survey. Foram utilizados dados primários obtidos por meio de um questionário com 32 questões divididas em três grupos de quesitos. Os dados foram analisados quantitativamente. Como principal resultado tem-se que os acadêmicos das graduações supracitadas não utilizam de forma constante e guiada para ensino os dispositivos móveis, no entanto mostram-se propensos a integrar dispositivos móveis em suas praticas de aprendizagem.2013-12-11T19:52:45Z2013-12-11T19:52:45Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113248Possamai, Airan ArinêCiquella, Rafael MoisésDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:48:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113248Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:48:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
title MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
spellingShingle MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
Possamai, Airan Arinê
title_short MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
title_full MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
title_fullStr MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
title_full_unstemmed MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
title_sort MOBILE LEARNING: ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS PELOS ACADÊMICOS COMO FERRAMENTAS DE AUXÍLIO AO ENSINO
author Possamai, Airan Arinê
author_facet Possamai, Airan Arinê
Ciquella, Rafael Moisés
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Ciquella, Rafael Moisés
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Airan Arinê
Ciquella, Rafael Moisés
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
description A chegada da era digital traz consigo um salto tecnológico, causando uma expressiva mudança no comportamento e no cotidiano das pessoas. O acesso a dispositivos tecnológicos tem mudado a maneira com que as pessoas se comunicam, se informam e se relacionam com o mundo. E essa mudança já tem sido sentida nos ambientes educacionais, à medida que professores e alunos nascidos a partir da década de 1980, denominados de nativos digitais, estejam se tornando maioria nos quadros docentes e discentes das instituições de ensino. A partir desta contextualização, o presente estudo tem como objetivo identificar como os alunos das graduações de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da universidade estão utilizando e sua propensão a utilizar seus dispositivos móveis para fins educacionais. Utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativa com procedimento survey. Foram utilizados dados primários obtidos por meio de um questionário com 32 questões divididas em três grupos de quesitos. Os dados foram analisados quantitativamente. Como principal resultado tem-se que os acadêmicos das graduações supracitadas não utilizam de forma constante e guiada para ensino os dispositivos móveis, no entanto mostram-se propensos a integrar dispositivos móveis em suas praticas de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11T19:52:45Z
2013-12-11T19:52:45Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113248
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652313431113728