Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elizandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96228
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_d889f040508aa1c8529c65ef4170ab3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96228
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoEmpreendedorismoNegociosPlanejamentoEmpreendimentosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoAs organizações estão passando por constantes transformações e gradualmente incorporando elementos da sociedade do conhecimento. Tem-se observado que a mudança entre o contexto baseado na era industrial e o da sociedade do conhecimento não é muito simples. Considerando-se que a criação de um novo empreendimento é precedida por um Plano de Negócio e que neste momento a organização ainda está menos sujeita a padrões e a uma cultura arraigada, é oportuno incorporar elementos da Gestão do Conhecimento (GC) já nesta fase. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar a importância da incorporação da GC na elaboração de Planos de Negócios. A pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Para o alcance dos objetivos propostos, o procedimento metodológico contempla as seguintes etapas: referencial teórico, no qual são abordados conceitos de Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planos de Negócios e são extraídos os aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios; comprovação, feita com especialistas (gestores de empresas, consultores organizacionais e professores universitários) para buscar a concordância, ou não, com os aspectos encontrados; e análise dos dados da pesquisa. A partir da literatura, foram identificados 15 aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios, os quais foram submetidos para comprovação dos especialistas. Houve a concordância da maioria dos especialistas evidenciando a importância da inclusão da GC na elaboração de Planos de Negócios. Nesse contexto, a presente dissertação contribui com uma nova visão de Planos de Negócios na sociedade do conhecimento, em que o empreendedor terá a oportunidade de adotar novas formas de gerir o conhecimento em seu futuro empreendimento.Organizations are in constant transformation and gradually incorporating elements of the knowledge society. Has been observed that the change between the context based on the industrial era and the knowledge society is not simple. Considering that the creation of a new venture is preceded by a the Business Plan and that at this moment the organization is still less subject to standards and to an ingrained culture, it is appropriate to incorporate elements of Knowledge Management (KM) at this stage. Thus, this research aims to highlight the importance of incorporating KM in the preparation of Business Plans. The survey is classified as applied, qualitative, bibliographic, and exploratory. To achieve the proposed objectives, the methodological procedure includes the following steps: theoretical framework in which the concepts of Knowledge Management, Entrepreneurship and Business Plans are convered and there are extracted the points that highlight the importance of KM in Business Plans; confirmation, made with experts (business managers, organizational consultants and academics) to seek agreement (or not) with the found aspects; and analysis of research data. From the literature were identified 15 points that highlight the importance of KM in Business Plans, which were submitted to experts. Was found an agreement from most experts, highlighting the importance of inclusion of KM in the preparation of Business Plans. In this context, this research contributes with a new vision of Business Plan in the knowledge society, in which the entrepreneur will have the opportunity to adopt new ways of managing knowledge in their future endeavor.FlorianópolisFranzoni, Ana Maria BencciveniGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Elizandra2012-10-26T10:00:59Z2012-10-26T10:00:59Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il., grafs., tabs.application/pdf302414http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:27:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:27:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
title Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
spellingShingle Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
Machado, Elizandra
Gestão do conhecimento
Empreendedorismo
Negocios
Planejamento
Empreendimentos
title_short Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
title_full Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
title_fullStr Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
title_full_unstemmed Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
title_sort Plano de negócios: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento
author Machado, Elizandra
author_facet Machado, Elizandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elizandra
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Empreendedorismo
Negocios
Planejamento
Empreendimentos
topic Gestão do conhecimento
Empreendedorismo
Negocios
Planejamento
Empreendimentos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T10:00:59Z
2012-10-26T10:00:59Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 302414
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96228
identifier_str_mv 302414
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000224608256