Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Régis, Gustavo Duarte
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254488
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês.
id UFSC_d8d3c1451e59db76ccc09d198a41dfdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254488
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of Englishanálise acústicauso da linguagemconsciência linguísticafala em segunda língualanguage uselanguage awarenesssecond language speechacoustic analysisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês.O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o uso de segunda língua e a autoconsciência fonológica e a pronúncia das vogais anteriores do inglês /i ɪ ɛ æ/ por aprendizes brasileiros de inglês. Leituras de um texto contendo as quatro vogais alvo de 18 aprendizes brasileiros foram analisadas acusticamente quanto à qualidade e quantidade espectral (duração, F0, F1 e F2). Os alunos foram divididos em grupos de alto e baixo nível das duas variáveis considerando os escores de autoconsciência fonológica e de uso de segunda língua (obtidos com a ajuda de questionários) para comparar seus valores com os valores de 5 falantes nativos de inglês. Ao examinar os gráficos, foi possível ver que as vogais dos aprendizes estavam acusticamente distantes dos modelos de referência dos nativos em relação à qualidade espectral, já que os falantes não nativos pronunciaram os pares de vogais do inglês com regiões sobrepostas, enquanto os falantes nativos não o fizeram. Os alunos contrastaram os pares de vogais por meio de duração, embora ainda faltasse precisão para as vogais anteriores fechadas /i ɪ/. Nenhuma relação foi observada entre a autoconsciência fonológica ou o uso da linguagem e a pronúncia de segunda língua.The present study aimed to analyze the relationship between second language use and phonological-self-awareness and the pronunciation of the English front vowels /i ɪ ɛ æ/ by Brazilian learners of English. Readings of an elicitation text containing the four target vowels from 18 Brazilian learners were acoustically analyzed regarding spectral quality and quantity (duration, F0, F1, and F2). Learners were divided into high- and low-level groups of the two variables considering the phonological self-awareness and second language use scores (obtained with the help of background questionnaires) so as to compare their values with the values by 5 English native speakers. By looking into vowel plots, it was possible to see that learners’ vowels were acoustically distant from the native reference models in relation to spectral quality as nonnative speakers pronounced the English vowel pairs with overlapping regions while native speakers did not. Learners contrasted vowel pairs by means of durations, although still lacking accuracy for the high front vowels /i ɪ/. No relation was observed between either phonological self-awareness or language use and second language pronunciation.Florianópolis, SC.Kivistö-de Souza, HannaUniversidade Federal de Santa Catarina.Régis, Gustavo Duarte2024-02-28T18:48:22Z2024-02-28T18:48:22Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254488Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-28T18:48:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-28T18:48:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
title Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
spellingShingle Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
Régis, Gustavo Duarte
análise acústica
uso da linguagem
consciência linguística
fala em segunda língua
language use
language awareness
second language speech
acoustic analysis
title_short Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
title_full Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
title_fullStr Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
title_full_unstemmed Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
title_sort Second language use and phonological self-awareness as variables in the pronunciation of four English front vowels by Brazilian learners of English
author Régis, Gustavo Duarte
author_facet Régis, Gustavo Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kivistö-de Souza, Hanna
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Régis, Gustavo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv análise acústica
uso da linguagem
consciência linguística
fala em segunda língua
language use
language awareness
second language speech
acoustic analysis
topic análise acústica
uso da linguagem
consciência linguística
fala em segunda língua
language use
language awareness
second language speech
acoustic analysis
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-28T18:48:22Z
2024-02-28T18:48:22Z
2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254488
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254488
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652401574412288