A socialização de conhecimentos pelo jornalismo: afinidades e diferenças com as práticas do ensino formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaíne Kronbauer dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231043
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.
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spelling A socialização de conhecimentos pelo jornalismo: afinidades e diferenças com as práticas do ensino formalJornalismoJornalismoConhecimento e aprendizagemSocializaçãoPrática de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.Esta tese investiga a socialização de conhecimentos realizada pelo jornalismo a partir de um comparativo com a educação formal. Seu objetivo geral é compreender a especificidade dessa socialização de conhecimentos, analisando suas semelhanças e diferenças em relação às práticas pedagógicas promovidas pelo sistema escolar. Parte-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma de produção social de conhecimentos e, portanto, possui uma perspectiva pedagógica que pode ser comparada aos processos de ensino-aprendizagem da educação. O estudo apresenta inicialmente concepções teóricas acerca do conhecimento, de sua socialização, das etapas de desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. A seguir, avança na descrição conceitual de seis categorias escolhidas para a análise do objeto: contrato comunicativo, sistemas peritos, autoridade atribuída, dispositivos e formatos, conhecimento sobre os auditórios e finalidades da socialização. No estudo de campo, de perfil qualitativo, essas categorias foram temas de entrevistas em profundidade realizadas com especialistas de comunicação/jornalismo, de educação e também das duas áreas simultaneamente. A partir do cotejamento das descrições conceituais com as opiniões dos especialistas, foram montados quadros comparativos de semelhanças e diferenças entre as práticas de socialização de conhecimentos operadas pelas agências do ensino formal e do jornalismo. Os resultados demonstraram que, ao exercer função social distinta, a prática profissional realizada pelo jornalismo se diferencia do ensino formal quanto aos seus auditórios e se aproxima das práticas escolares no que se refere ao contrato comunicativo, aos sistemas peritos, à autoridade atribuída e aos dispositivos e formatos. Em relação às finalidades da socialização de conhecimentos, apesar de haver características compartilhadas entre as agências, verificou-se que o propósito derradeiro do jornalismo, diferentemente do ensino formal, não se volta especificamente para a aprendizagem, sendo preciso relativizar eventuais semelhanças identificadas.Abstract: This thesis investigates the socialization of knowledge performed by journalism from a comparison with formal education. Its general objective is to understand the specificity of this socialization of knowledge, analyzing its similarities and differences in relation to the pedagogical practices promoted by the school system. It is assumed that journalism is a form of social production of knowledge and, therefore, has a pedagogical perspective that can be compared to the teaching-learning processes in education. The study initially presents theoretical conceptions about knowledge, its socialization, the stages of cognitive development, and learning. Then, it proceeds to the conceptual description of six categories chosen for the analysis of the object: communicative contract, expert systems, attributed authority, devices and formats, knowledge about the audiences, and purposes of socialization. In the field study, which had a qualitative profile, these categories were the subjects of in-depth interviews conducted with specialists in communication/journalism, education, and both fields simultaneously. From the comparison of conceptual descriptions with the opinions of the specialists, comparative charts of similarities and differences between the knowledge socialization practices operated by formal education and journalism agencies were assembled. The results showed that, by exercising a distinct social function, the professional practice performed by journalism differs from formal education in terms of its audiences and is close to school practices in terms of the communicative contract, the expert systems, the authority attributed, and the devices and formats. Regarding the purposes of socialization of knowledge, although there are shared characteristics between the agencies, it was found that the ultimate purpose of journalism, unlike formal education, does not turn specifically to learning, being necessary to relativize any similarities identified.Meditsch, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Janaíne Kronbauer dos2022-02-14T13:32:01Z2022-02-14T13:32:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 p.application/pdf374224https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231043porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:32:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231043Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:32:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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