Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_d92420733c21a996a125a5f81a4d87ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232839
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologiaLiteratura e BiologiaEnsino de BiologiaLiteratura de FantasiaArtefatos CulturaisLiterature and BiologyBiology TeachingFantasy LiteratureCutural ArtifactsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Em minhas experiências como estudante percebi a importância dos livros didáticos na preparação das aulas pelos professores. Há, quem sabe, uma resistência à presença de outros artefatos culturais na sala de aula. Artefatos, como os livros de literatura de fantasia, que poderiam trazer exemplos mais curiosos e populares a respeito dos assuntos que estivessem sendo ensinados. Nesta resistência, a tão batalhada atenção dos estudantes pode ser simplesmente sublimada em segundos. Posso dizer que essa percepção, fruto da minha experiência de estudante, foi a fagulha para o começo da construção do meu projeto de pesquisa. Este trabalho nasceu também de duas paixões bem distintas: gostar de ensinar e gostar de ler literatura de fantasia. De uma grande gama de títulos, escolhi desdobrar a pesquisa sobre dois em específico: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Guerra dos Tronos e Animais Fantásticos e Onde Habitam. A partir deles, escrevo sobre os paralelos entre as obras de fantasia e o mundo onde grandes nomes da ciência, em específico da biologia, são similares, quase idênticos, levantando ao questionamento: seria possível colocar a literatura de ficção com apoio didático para os assuntos da matéria de biologia? Poderia um exemplo mais fantasioso ou até mais popular ser mais palpável aos alunos que os exemplos de livros? No TCC defendo a expansão do ensino de biologia, entremeando-o com outros campos de saber, como o da literatura de fantasia.In my experiences as a student I realized the importance of textbooks in the preparation of classes made by teachers. There are, who knows, a resistence to the presence of others cultural artifacts in classroom. Artifacts, such as fantasy literature books, that could provide more curious and popular exemples of subjects being taught. In this resistence, the students’ hard-fought attention can be simply sublimated in seconds. I can say that this discrimination, the product of student experience, was the spark to the beggining of the construction of my research Project. This work was also born out of two very distinct passions: to enjoy teaching e to enjoy reading fantasy literature. From a wide range of title, I chose to develop the research on to two in particular: The Song of Ice and Fire – A Game of Thrones and Fantastic Beasts and Where to Find Them. From them, I write about the parallels between fantasy works and the world where big names in science, specifically in biology, are similar, almost identical, raising a question: would it be possible to use fiction literature as a teaching support for biology subjects? Could a more fanciful or even popular example be more palatable to students than book examples? In the TCC I defend the biology teaching expansion, intermixing it with other areas of knowledge, as the fantasy literature.Florianópolis, SC.Belinaso, LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFigueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de2022-03-24T18:52:37Z2022-03-24T18:52:37Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-24T18:52:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-24T18:52:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
title Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
spellingShingle Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de
Literatura e Biologia
Ensino de Biologia
Literatura de Fantasia
Artefatos Culturais
Literature and Biology
Biology Teaching
Fantasy Literature
Cutural Artifacts
title_short Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
title_full Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
title_fullStr Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
title_full_unstemmed Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
title_sort Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
author Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de
author_facet Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belinaso, Leandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura e Biologia
Ensino de Biologia
Literatura de Fantasia
Artefatos Culturais
Literature and Biology
Biology Teaching
Fantasy Literature
Cutural Artifacts
topic Literatura e Biologia
Ensino de Biologia
Literatura de Fantasia
Artefatos Culturais
Literature and Biology
Biology Teaching
Fantasy Literature
Cutural Artifacts
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24T18:52:37Z
2022-03-24T18:52:37Z
2022-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652350121836545