Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_d92420733c21a996a125a5f81a4d87ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232839 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologiaLiteratura e BiologiaEnsino de BiologiaLiteratura de FantasiaArtefatos CulturaisLiterature and BiologyBiology TeachingFantasy LiteratureCutural ArtifactsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Em minhas experiências como estudante percebi a importância dos livros didáticos na preparação das aulas pelos professores. Há, quem sabe, uma resistência à presença de outros artefatos culturais na sala de aula. Artefatos, como os livros de literatura de fantasia, que poderiam trazer exemplos mais curiosos e populares a respeito dos assuntos que estivessem sendo ensinados. Nesta resistência, a tão batalhada atenção dos estudantes pode ser simplesmente sublimada em segundos. Posso dizer que essa percepção, fruto da minha experiência de estudante, foi a fagulha para o começo da construção do meu projeto de pesquisa. Este trabalho nasceu também de duas paixões bem distintas: gostar de ensinar e gostar de ler literatura de fantasia. De uma grande gama de títulos, escolhi desdobrar a pesquisa sobre dois em específico: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Guerra dos Tronos e Animais Fantásticos e Onde Habitam. A partir deles, escrevo sobre os paralelos entre as obras de fantasia e o mundo onde grandes nomes da ciência, em específico da biologia, são similares, quase idênticos, levantando ao questionamento: seria possível colocar a literatura de ficção com apoio didático para os assuntos da matéria de biologia? Poderia um exemplo mais fantasioso ou até mais popular ser mais palpável aos alunos que os exemplos de livros? No TCC defendo a expansão do ensino de biologia, entremeando-o com outros campos de saber, como o da literatura de fantasia.In my experiences as a student I realized the importance of textbooks in the preparation of classes made by teachers. There are, who knows, a resistence to the presence of others cultural artifacts in classroom. Artifacts, such as fantasy literature books, that could provide more curious and popular exemples of subjects being taught. In this resistence, the students’ hard-fought attention can be simply sublimated in seconds. I can say that this discrimination, the product of student experience, was the spark to the beggining of the construction of my research Project. This work was also born out of two very distinct passions: to enjoy teaching e to enjoy reading fantasy literature. From a wide range of title, I chose to develop the research on to two in particular: The Song of Ice and Fire – A Game of Thrones and Fantastic Beasts and Where to Find Them. From them, I write about the parallels between fantasy works and the world where big names in science, specifically in biology, are similar, almost identical, raising a question: would it be possible to use fiction literature as a teaching support for biology subjects? Could a more fanciful or even popular example be more palatable to students than book examples? In the TCC I defend the biology teaching expansion, intermixing it with other areas of knowledge, as the fantasy literature.Florianópolis, SC.Belinaso, LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFigueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de2022-03-24T18:52:37Z2022-03-24T18:52:37Z2022-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-24T18:52:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232839Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-24T18:52:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
title |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
spellingShingle |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de Literatura e Biologia Ensino de Biologia Literatura de Fantasia Artefatos Culturais Literature and Biology Biology Teaching Fantasy Literature Cutural Artifacts |
title_short |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
title_full |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
title_fullStr |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
title_full_unstemmed |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
title_sort |
Do imaginário para a sala de aula: a literatura de fantasia e a aula de biologia |
author |
Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de |
author_facet |
Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belinaso, Leandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Victor Cabral Xavier Sarmento de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura e Biologia Ensino de Biologia Literatura de Fantasia Artefatos Culturais Literature and Biology Biology Teaching Fantasy Literature Cutural Artifacts |
topic |
Literatura e Biologia Ensino de Biologia Literatura de Fantasia Artefatos Culturais Literature and Biology Biology Teaching Fantasy Literature Cutural Artifacts |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24T18:52:37Z 2022-03-24T18:52:37Z 2022-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652350121836545 |