Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carasek, Mirian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Sidnei Matana, Mascaró, Juan José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229404
Resumo: A ambiência urbana é composta por uma série de características formadas pelo ambiente construído e elementos naturais. As cidades, verticalizadas e com poucos espaços verdes estruturados propiciam o surgimento de ilhas de calor. Nesse contexto, a avaliação da ambiência urbana permite delinear diretrizes e estratégias para mitigar este fenômeno e propiciar conforto ao espaço urbano. O objetivo do trabalho é a coleta de dados referentes ao diagnóstico de ambiência urbana, na área central de uma cidade de médio porte no norte do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi de visita in loco para medições e registro fotográfico. Os pontos foram escolhidos considerando as características construtivas e comparando áreas ensolaradas e áreas sombreadas. Como conclusão percebe-se que a mensuração das circunstâncias do sistema urbano em que habitamos e a presença de áreas verdes demonstra a importância do aprofundamento do conhecimento sobre ambiência urbana para o planejamento sustentável das cidades.
id UFSC_d9eaa5ed606c2628a51edb7258ef66aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229404
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porteUrban Ambience: Survey and analysis of data from the central area of a medium-sized cityAmbiência urbanaSustentabilidadeEspaços urbanosA ambiência urbana é composta por uma série de características formadas pelo ambiente construído e elementos naturais. As cidades, verticalizadas e com poucos espaços verdes estruturados propiciam o surgimento de ilhas de calor. Nesse contexto, a avaliação da ambiência urbana permite delinear diretrizes e estratégias para mitigar este fenômeno e propiciar conforto ao espaço urbano. O objetivo do trabalho é a coleta de dados referentes ao diagnóstico de ambiência urbana, na área central de uma cidade de médio porte no norte do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi de visita in loco para medições e registro fotográfico. Os pontos foram escolhidos considerando as características construtivas e comparando áreas ensolaradas e áreas sombreadas. Como conclusão percebe-se que a mensuração das circunstâncias do sistema urbano em que habitamos e a presença de áreas verdes demonstra a importância do aprofundamento do conhecimento sobre ambiência urbana para o planejamento sustentável das cidades.The urban ambience is composed of a series of characteristics formed by the built environment and natural elements. The cities, vertical and with few green spaces provide the emergence of islands of heat. In this context, the evaluation of the urban environment allows defining guidelines and strategies to mitigate this phenomenon and provide comfort to the urban space. The objective of the work is to collect data related to the diagnosis of urban ambience, in the central area of a medium sized city in the north of Rio Grande do Sul. The method used was the on-site visit for measurements and photographic record. The points were chosen considering the construction characteristics and comparing sunny areas and shaded areas. As a conclusion, it is clear that the measurement of the conditions of the urban system in which dwellings and the presence of green areas demonstrates the importance of deepening knowledge about the urban environment for the sustainable planning of cities.2021-10-15T22:11:58Z2021-10-15T22:11:58Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229404Carasek, MirianJunior, Sidnei MatanaMascaró, Juan Joséporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T22:11:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-15T22:11:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
Urban Ambience: Survey and analysis of data from the central area of a medium-sized city
title Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
spellingShingle Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
Carasek, Mirian
Ambiência urbana
Sustentabilidade
Espaços urbanos
title_short Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
title_full Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
title_fullStr Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
title_full_unstemmed Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
title_sort Ambiência Urbana: Levantamento e análise de dados da área central de uma cidade de médio porte
author Carasek, Mirian
author_facet Carasek, Mirian
Junior, Sidnei Matana
Mascaró, Juan José
author_role author
author2 Junior, Sidnei Matana
Mascaró, Juan José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carasek, Mirian
Junior, Sidnei Matana
Mascaró, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiência urbana
Sustentabilidade
Espaços urbanos
topic Ambiência urbana
Sustentabilidade
Espaços urbanos
description A ambiência urbana é composta por uma série de características formadas pelo ambiente construído e elementos naturais. As cidades, verticalizadas e com poucos espaços verdes estruturados propiciam o surgimento de ilhas de calor. Nesse contexto, a avaliação da ambiência urbana permite delinear diretrizes e estratégias para mitigar este fenômeno e propiciar conforto ao espaço urbano. O objetivo do trabalho é a coleta de dados referentes ao diagnóstico de ambiência urbana, na área central de uma cidade de médio porte no norte do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi de visita in loco para medições e registro fotográfico. Os pontos foram escolhidos considerando as características construtivas e comparando áreas ensolaradas e áreas sombreadas. Como conclusão percebe-se que a mensuração das circunstâncias do sistema urbano em que habitamos e a presença de áreas verdes demonstra a importância do aprofundamento do conhecimento sobre ambiência urbana para o planejamento sustentável das cidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05
2021-10-15T22:11:58Z
2021-10-15T22:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229404
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308346568704