A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166378 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_d9ead6c79892e4fff3d51ffe8cbe377d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166378 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atritoEnsino de FísicaRobótica EducacionalForças de AtritoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO O desenvolvimento da Ciência e os avanços tecnológicos contribuem significativamente para mudanças na relação entre tecnologia e sociedade. Apesar de produzir modificações na sociedade, novas tecnologias praticamente não se fazem presentes nas escolas, dando a nítida impressão que ali o tempo passa mais devagar, os avanços não chegam. Restringem-se ao uso de computadores para apresentação de simulações, de vídeos, pesquisas, o que também é válido se há um objetivo definido, se as intenções pedagógicas estão claras, mas se pode mais. Estudos apontam que a inserção de novas tecnologias dentro das salas de aula pode propiciar o desenvolvimento de novas práticas docentes, pode gerar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Apesar de potencialmente benéfico, o uso de novas tecnologias deve ser cuidadosamente planejado, pois de outra forma poderá gerar aplicações de caráter puramente tecnicista. Sabe-se que o ensino de Física traz consigo muitos problemas, como excesso de abstrações, falta de interdisciplinaridade, as aulas dentro de uma perspectiva mais tradicional não possibilitam um maior diálogo entre os estudantes, reflexões, prática de argumentação, entre outras coisas. Nesse contexto, a Robótica Educacional traz novas perspectivas, pois apresenta grande potencial para o desenvolvimento de atividades que visam minimizar grande parte desses problemas, além do possível caráter motivacional que seu emprego pode ocasionar. Apesar de a robótica não ser tão recente, sua aplicação ao ensino vem ganhando destaque nos últimos anos. Para contribuir com essa discussão, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades fazendo uso da Robótica Educacional como ferramenta para o ensino de Física, particularmente, na discussão de conceitos relacionados à força de atrito. O trabalho foi aplicado em uma escola pública federal na cidade de Florianópolis, com duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Espera-se com esse trabalho, contribuir para o desenvolvimento de novas práticas de ensino e na discussão de inserção de novas tecnologias dentro do espaço escolar. Palavras-chave: Ensino de Física, Robótica Educacional, Forças de atrito.ABSTRACT The development of science and the technological advances contribute significantly to changes in the relationship between technology and society. Even though new technologies have been producing changes in society, they hardly are available in schools. This shows that schools are stuck in time and that advances did not reach there. Teachers are limited to use computers only to display simulations, videos and researches. All this is valid if there is a specific goal or if the educational goals are clear, but they can do more. Researches show that the inclusion of new technologies in the classroom can help the development of new teaching practices. It can generate improvements in teaching and learning. Although the use of new technologies is potentially beneficial, its use must be carefully planned, otherwise it could lead to merely applications of technicism. We know that the teaching of physics has many problems such as excessive abstractions, lack of interdisciplinarity, lack of dialogue among students in traditional classes, lack of brainstorming, no debate practice, among many other things. In this context, the Educational Robotics brings new perspectives, because it has great potential to the development of activities aimed at minimizing many of these problems as well as a possible motivational character that its use can cause. Although the robotics is not a new area, its application in education has been highlighted in the last years. To contribute to this discussion, the goals of this study are develop, implement and analyze a sequence of activities using the educational robotics as a tool for teaching physics, particularly focused in the discussion of concepts related to the frictional forces. The activities were applied in a federal public high school in the city of Florianópolis in two first-year classes. We hope that this work will contribute to the development of new teaching practices and in a discussion about the inclusion of new technologies in school environments. Keywords: Physics Teaching. Educational Robotics. Frictional forces.Santos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Toni Fernando Mendes dos2016-08-11T14:13:25Z2016-08-11T14:13:25Z2016-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166378porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-11T14:13:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166378Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-11T14:13:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
title |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
spellingShingle |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito Santos, Toni Fernando Mendes dos Ensino de Física Robótica Educacional Forças de Atrito |
title_short |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
title_full |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
title_fullStr |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
title_full_unstemmed |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
title_sort |
A robótica educacional como ferramenta na discussão de conceitos relacionados às forças de atrito |
author |
Santos, Toni Fernando Mendes dos |
author_facet |
Santos, Toni Fernando Mendes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Paulo José Sena dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Toni Fernando Mendes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Robótica Educacional Forças de Atrito |
topic |
Ensino de Física Robótica Educacional Forças de Atrito |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-11T14:13:25Z 2016-08-11T14:13:25Z 2016-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166378 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
112 p application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652090536361984 |