Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119150 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social |
id |
UFSC_d9f7aff3142b05d87a21a2130a353cbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/119150 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBreda, Silvia MaraNogueira, Claudia Maria França Mazzei2014-07-02T19:35:31Z2014-07-02T19:35:31Z2007286192https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119150TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço SocialO absenteísmo aparece como uma questão complexa para as empresas. Sua redução, no cotidiano da CASAN, é um grande desafio. Para Chiavenato (2002), as causas do absenteísmo nem sempre estão no próprio empregado, e sim, na organização, na supervisão deficiente, no empobrecimento das tarefas e na falta de motivação. Este trabalho foi realizado através de pesquisa documental na DIAPE, DICS e na DISMT, que fazem parte da Gerência de Recursos Humanos da Empresa, tendo como objetivo conhecer os aspectos do absenteísmo a cerca dos atestados médicos dos empregados admitidos através de concurso público a partir de 2001. Constatamos através da pesquisa que as transferências e a desmotivação predominam em relação às ausências ao trabalho. Recomendamos um trabalho preventivo, voltado para a saúde do empregado, a elevação da motivação e a qualidade de vida no trabalho, bem como, a participação do Serviço Social nas políticas de Recursos Humanos da Empresa para a redução do absenteísmoFlorianópolisServiço socialMotivação (Psicologia)Empresas publicasAbsenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286192.pdfapplication/pdf29344993https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/119150/1/286192.pdf0ccea5ab487c65b8628ab3f46b30d807MD51TEXT286192.pdf.txt286192.pdf.txtExtracted texttext/plain139261https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/119150/2/286192.pdf.txt23cd278818c4a0be51c415c507711e5aMD52123456789/1191502014-07-06 00:18:53.865oai:repositorio.ufsc.br:123456789/119150Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:18:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
title |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
spellingShingle |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças Breda, Silvia Mara Serviço social Motivação (Psicologia) Empresas publicas |
title_short |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
title_full |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
title_fullStr |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
title_full_unstemmed |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
title_sort |
Absenteìsmo na CASAN: uma resposta às mudanças |
author |
Breda, Silvia Mara |
author_facet |
Breda, Silvia Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breda, Silvia Mara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Claudia Maria França Mazzei |
contributor_str_mv |
Nogueira, Claudia Maria França Mazzei |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Serviço social Motivação (Psicologia) Empresas publicas |
topic |
Serviço social Motivação (Psicologia) Empresas publicas |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T19:35:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T19:35:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119150 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
286192 |
identifier_str_mv |
286192 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/119150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/119150/1/286192.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/119150/2/286192.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ccea5ab487c65b8628ab3f46b30d807 23cd278818c4a0be51c415c507711e5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805056862027776 |