Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Brisa Teixeira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158779
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_d9fc53f1d9f67dff3ca53b3c6a32136c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158779
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar EducaçãoEnsino a distanciaAmbientes virtuais compartilhadosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A modalidade de Educação a Distância tem caráter inovador e extensivo, pois, além de estender e ampliar a oferta, alcançando pessoas que não têm acesso facilitado aos processos formativos, promove uma abordagem atualizada e inovadora em relação aos meios de comunicação utilizados. A transposição da modalidade presencial para a modalidade a distância, nos processos de ensino-aprendizagem, altera as formas de comunicação, requerendo transformações nos processos de gestão e docência. A problemática deste estudo trata da diferenciação dos modos comunicacionais ? do presencial-atual para o presencial-virtual. A questão que norteia a pesquisa é: Quais as mudanças comunicacionais a serem consideradas na transposição da modalidade presencial para a modalidade virtual, nos processos educacionais? Os postulados teóricos básicos desse estudo são: comunicação, transposição didática, interação e mediação pedagógica. A abordagem escolhida para esta pesquisa é a netnografia, tendo como técnica o estudo de caso. O objeto de estudo é o Programa de Formação Continuada para Professores do Projeto Ler e Pensar. Para a coleta e análise dos dados, utiliza-se de análise documental, observação direta no AVEA, questionários com os estudantes e entrevistas semiestruturadas com a equipe multidisciplinar. Para analisar a questão da comunicação nos dois modos, estes estão organizados em três dimensões: a) dinâmica das aulas; b) instrumentos utilizados e c) mediação pedagógica e interação. Os resultados evidenciam mudanças significativas na maneira de organizar os processos de comunicação. As transposições do modelo presencial para o modelo virtual alteram as formas de comunicação no sentido de que a mediação no AVEA requer outros modos de comunicação com base na linguagem dialógica, hipertextual e imagética. Esse modo de linguagem promove a interação entre os atores do processo de ensino-aprendizagem em uma mediação pedagógica afetiva, amigável e efetiva. Esse estudo pode contribuir como referência para com a organização da comunicação nas instituições que se inserem nesse processo.<br>Abstract : Distance Education has an innovative and extensive nature, as well, as extending and expanding the supply and reaching people who do not have an easy access to the training processes, it promotes an updated and innovative approach to the media used. The transposition from classroom mode to distance mode, in the teaching-learning processes, change forms of communication, requiring transformations in management and teaching processes. This study deals with the communication modes differentiation, from current regular education to virtual education. The question guiding this research is: What communication changes are considered in the transposition between regular education and virtual education, in the educational processes? The basic theoretical postulates of this paper are communication, didactic transposition, interaction and pedagogical mediation. The approach chosen is netnography, and case study is the technique used. The study object is the Continuing Training Program for Teachers of the Project Reading and Thinking. For data collection and analysis is used the document analysis, AVEA direct observation, questionnaires with students and semi-structured interviews with the multidisciplinary team. To analyze the communication issue in two modes, they are organized into three dimensions: a) classes dynamic; b) instruments used and c) pedagogical mediation and interaction. Results show significant changes to organize the communication processes. The transposition from regular education to virtual model alters communication forms because mediation in the AVEA requires other communication modes based on imagery, hypertext and dialogic language. That type of language not always promotes the interaction between actors in the teaching-learning process in an affective, friendly and pedagogical mediation. The paper may serve as a reference to the communication organization in institutions that operate in the process.Catapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Brisa Teixeira de2016-02-09T03:02:44Z2016-02-09T03:02:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis322 p.| il., grafs.application/pdf337028https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
title Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
spellingShingle Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
Oliveira, Brisa Teixeira de
Educação
Ensino a distancia
Ambientes virtuais compartilhados
title_short Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
title_full Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
title_fullStr Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
title_full_unstemmed Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
title_sort Do presencial-atual ao presencial-virtual: transposições do Projeto Ler e Pensar
author Oliveira, Brisa Teixeira de
author_facet Oliveira, Brisa Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Brisa Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Ambientes virtuais compartilhados
topic Educação
Ensino a distancia
Ambientes virtuais compartilhados
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:02:44Z
2016-02-09T03:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337028
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158779
identifier_str_mv 337028
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 322 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651966115479552