História em quadrinhos no processo de leitura e compreensão textual em SignWriting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Padilha dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206377
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019.
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spelling História em quadrinhos no processo de leitura e compreensão textual em SignWritingLinguísticaLíngua brasileira de sinaisHistórias em quadrinhosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019.As histórias em quadrinhos (HQs) têm ganhado espaço no cotidiano de crianças, jovens e adultos, por possibilitarem uma leitura de entretenimento fácil e por sua ludicidade. Não obstante, podem proporcionar uma melhor compreensão dos assuntos abordados em seus enredos, pelo fato dos textos serem apoiados em imagens e utilizarem uma comunicação clara e/ou objetiva. Embora o atual mercado de quadrinhos ofereça variados modelos desse gênero textual, as HQs, com textos em escritas de sinais SignWriting, ainda não fazem parte do mercado consumidor. O sistema de escrita para as línguas de sinais - SignWriting, criado pela norte-americana Valerie Sutton, em 1974, é um sistema que oportuniza os surdos escrever e ler textos na sua própria língua, ou seja, a Língua de Sinais. A carência de publicações de HQs escritas em SignWriting, de certo modo, limitam a gama de recursos literários para a Comunidade Surda. Desse modo, nas instituições de ensino, que objetivam desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual, é muito comum que os alunos apresentem dificuldade de relacionar o assunto lido, com o contexto de sua realidade, permanecendo inúmeras vezes presos às informações explícitas do texto, podendo assim, gerar a possibilidade de uma compreensão textual malsucedida. Além disso, poderá reter o leitor em um grau superficial de leitura e inibindo-os de filtrar as informações que não estão diretamente expressas em uma mensagem. Com o intuito de estimular e promover o hábito da leitura e proporcionar recursos, para analisar o processo de leitura e compreensão de textos em SignWriting, o objetivo geral desta pesquisa é criar um modelo de HQ, com textos exclusivamente escritos em SignWriting, utilizando uma sequência rica de imagens, retratando expressões e sinais, inerentes à Língua de Sinais, neste caso a Língua Brasileira de Sinais - Libras. A criação deste modelo pretende analisar os aspectos da leitura de literatura visual de uma HQ, produzida em SignWriting, por três motivos: a - analisar os principais aspectos linguísticos envolvidos no processo de leitura e compreensão textual, de textos escritos com modalidades distintas; bentender os aspectos técnicos de criação e aperfeiçoamento do material, produzido especificamente para esta pesquisa; c - analisar as vantagens do processo de leitura e compreensão textual, de uma história em quadrinhos com textos escritos em SignWriting. Para obtermos respostas aos questionamentos supracitados, esta dissertação recorreu, principalmente, aos fundamentos teóricos de: Mikhail Bakhtin, Waldomiro Vergueiro, Marianne Rossi Stumpf . Por fim, esta pesquisa foi realizada com os alunos do curso de Letras-Libras (modalidade presencial), da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, os quais já cursaram as disciplinas: Escrita de Sinais I e II.Abstract: Comic books (comics) have been gaining ground in the daily lives of children, young people and adults, as they make it easy to read and entertaining. However, they can provide a better understanding of the subjects covered in their storylines, because texts are supported by images and use clear and/or objective communication. Although the current comic book market offers various models of this textual genre, comics featuring balloon text with SignWriting are not yet part of the consumer market. Sign Language Writing System named SignWriting, created by the American Valerie Sutton in 1974, is a system that enables deaf people to write and read texts in their own language, ie the Sign Language. The lack of comic books written in SignWriting somewhat limits the range of literary resources for the Deaf Community. Thus, in educational institutions that aim to develop reading and textual comprehension skills, it is very common for students to have difficulty relating the read subject, with the context of its reality, remaining many times stuck to the explicit information of the text. thus generate the possibility of an unsuccessful textual understanding. In addition, it may retain the reader in a superficial degree of reading and inhibit them from filtering information that is not directly expressed in a message. In order to stimulate and promote the reading habit and provide resources to analyze the process of reading and reading texts in SignWriting, the general objective of this research is to create a comic book model, with texts exclusively written in SignWriting, using a sequence rich in images, portraying expressions and signs inherent to the Sign Language, in this case the Brazilian Sign Language - Libras. The creation of this model aims to analyze the aspects of reading visual literature of a comic produced in SignWriting for three reasons: a - to analyze the main linguistic aspects involved in the reading and textual comprehension process of texts written with different modalities; b-understand the technical aspects of creation and improvement of the material, produced specifically for this research; c - analyze the advantages of the reading and textual comprehension process, of a comic book with texts written in SignWriting. To obtain answers to the above questions, this dissertation resorted mainly to the theoretical basement of: Mikhail Bakhtin, Waldomiro Vergueiro, Marianne Rossi Stumpf. Finally, this research was conducted with the students of the Brazilian Sign Language course (presential modality), from the Federal University of Santa Catarina - UFSC, who have already attended the subjects: SignWriting I and II (first and second university content´s module).Stumpf, Marianne RossiUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Leonardo Padilha dos2020-03-31T15:29:27Z2020-03-31T15:29:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 p.| il.application/pdf368076https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206377porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T15:29:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T15:29:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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