Programa pró-equidade de gênero e raça: o curso "Potencialidades da liderança feminina" e suas oficinas através da percepção de trabalhadoras/es na Eletrosul
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185829 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Programa pró-equidade de gênero e raça: o curso "Potencialidades da liderança feminina" e suas oficinas através da percepção de trabalhadoras/es na EletrosulGênero e Trabalho.Políticas Públicas.Formação igualitária.Gender and Labor.Public policies.Egalitarian formation.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho teve por objetivo investigar a trajetória de desenvolvimento do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do Governo Federal e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na empresa Eletrosul. Entre as ações desenvolvidas pela empresa no âmbito do Programa, destaca-se o curso “Potencialidades da Liderança Feminina” objeto deste estudo, do qual se buscou avaliar seus resultados através das percepções das/os atrizes e atores envolvidas/os no processo de elaboração e participação dessa/nessa atividade. O curso, realizado em forma de oficinas e ministradas por docentes pesquisadoras vinculadas ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), aconteceram em outubro de 2014, março e agosto de 2015, e contou com a participação de 76 trabalhadoras/es da/na empresa. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo com base na observação participante das oficinas, na coleta de dados a partir de entrevistas abertas e semi-estruturadas, depoimentos e relatos pessoais, além de anotações pessoais nos diários de campo, documentos e relatórios expedidos pelas instituições governamentais. Com base nos depoimentos das/os participantes dessas oficinas, foi possível verificar muitas dúvidas e questionamentos sobre as questões abordadas durante o curso, em especial, às relações de gênero, tanto no ambiente de trabalho quanto em suas relações pessoais, o que demonstra a relevância de Políticas Públicas na formação de gestoras/es e na busca por ações que promovam a redução das discriminações e das desigualdades.The objective of this work was to investigate the development trajectory of the Pro-Equity Gender and Race Program, an initiative of the Federal Government and coordinated by the Secretariat of Policies for Women (SPM), in the company Eletrosul. Among the actions developed by the company within the scope of the Program, the “Potentialities of Female Leadership” course, which is the object of this study, stands out, from which it was sought to evaluate its results through the perceptions of the actresses and actors involved in the process of elaboration and participation of this activity. The course, held in the form of workshops and taught by faculty researchers linked to the Gender Studies Institute (IEG / UFSC), took place in October 2014, March and August 2015, and included the participation of 76 workers of / in the company. The research method used was qualitative based on participant observation of the workshops, data collection from open and semi-structured interviews, personal testimonies and reports, as well as personal annotations in field journals, documents and reports issued by the Governmental organizations. Based on the participants' statements, it was possible to verify many doubts and questions about the issues addressed during the course, especially the gender relations, both in the work environment and in their personal relationships, which demonstrates the relevance of Public Policies in the training of managers and the search for actions that promote the reduction of discrimination and inequality.FlorianópolisOrchard, Maria Soledad EtcheverryUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbaresco, Adriana Barth2018-04-24T19:03:17Z2018-04-24T19:03:17Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis126 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185829porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:42:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185829Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:42:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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