Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_da7b7a32d44a9be467bc00b14d1424d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84860 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Valdete Teixeira daFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-20T13:10:27Z2012-10-20T13:10:27Z20032003199729http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo dessa tese foi interagir com equipe de desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Centro de Educação (CE), Biguaçu, na grande Florianópolis, usando os recursos da tecnologia, avaliar as ferramentas existentes nesse ambiente. Avaliou-se as ferramentas do ambiente para propor ou acrescentar novas que facilitem uma aprendizagem significativa considerando a experiência do aluno adulto, enriquecendo o interesse desse aluno para abrir novas perspectivas de vida profissional, cultural, social, política e familiar. A pesquisa foi baseada em Estudo de Caso do primeiro ano de implementação do AVA em 2002, nessa universidade para realizar aulas a distância, oferecidas pelos cursos de Administração, na disciplina Comunicação Organizacional, Curso de Pedagogia (ESI), na disciplina Currículo, Curso de Pedagogia, habilitação em Tecnologia Educacional e Treinamento Empresarial, nas disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação II e Curso de Psicologia, na disciplina Currículo e Avaliação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: revisão bibliográfica, e-mails, observação participante das aulas virtuais, questionários e entrevistas com os professores e os alunos envolvidos no processo. A partir dos resultados da pesquisa pode-se afirmar que um AVA deve conter ferramentas adequadas para uma educação a distância porque aprender a distância é diferente de aprender presencialmente. Essa aprendizagem exige muito mais dedicação do professor e muito interesse e disposição por parte do aluno. O professor e o aluno devem sempre estar muito próximos, mesmo que virtualmente. Nesse sentido, esse trabalho defende que, para se ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atenda as necessidades do aluno e da instituição de ensino ele deve proporcionar ao aluno adulto uma aprendizagem significativa. Para tanto, um AVA deve ser composto por ferramentas adequadas para aprender de maneira significativa destacando-se em especial as ferramentas de interação para que o aluno possa interagir com o professor e com os demais atores do processo de aprendizagem. Por essa razão, conclui-se que é necessário se ter um AVA com ferramentas adequadas a esse processo. Como proposta de solução para essa necessidade e tendo em conta os resultados da pesquisa de campo e de integração das teorias realizou-se alterações e inclusão de algumas ferramentas. Defende-se ainda que o modelo do ambiente proposto poderá ser aplicado por qualquer instituição de ensino que pretende administrar disciplinas semipresenciais.1 v.| tabs., grafs., il., ;porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAprendizagemAmbiente virtualEnsino a distanciaAvaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL199729.pdfapplication/pdf6741398https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/1/199729.pdfe86930631d63232437b2f8a629b4f862MD51TEXT199729.pdf.txt199729.pdf.txtExtracted Texttext/plain404771https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/2/199729.pdf.txtbc99d582e8e279b34fb265b417b6a48aMD52THUMBNAIL199729.pdf.jpg199729.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/3/199729.pdf.jpg48817b31f2b2e4a337a624a393544a2bMD53123456789/848602013-05-02 18:49:06.335oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:49:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
title |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
spellingShingle |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas Silva, Valdete Teixeira da Engenharia de produção Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia |
title_short |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
title_full |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
title_fullStr |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
title_sort |
Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas |
author |
Silva, Valdete Teixeira da |
author_facet |
Silva, Valdete Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valdete Teixeira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
contributor_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Ambiente virtual Ensino a distancia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T13:10:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T13:10:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
199729 |
identifier_str_mv |
199729 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| tabs., grafs., il., ; |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/1/199729.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/2/199729.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84860/3/199729.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e86930631d63232437b2f8a629b4f862 bc99d582e8e279b34fb265b417b6a48a 48817b31f2b2e4a337a624a393544a2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805404632743936 |