AS NORMATIVAS ELABORADAS PARA A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INÁCIO, DAUANA BERNDT
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SNOEIJER, ENIO, DOS SANTOS, NICOLAS RUFINO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230170
Resumo: A pandemia causada pela COVID-19 afetou inúmeras instituições, dentre elas, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Neste cenário, uma série de decisões precisaram ser tomadas no sentido da continuidade dos serviços públicos e da adaptação das atividades institucionais às orientações dos organismos de saúde. Assim, este estudo tem por objetivo analisar as normativas desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) à continuidade das atividades da pós-graduação durante a pandemia da COVID-19. Optou-se pelo estudo de caso na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFSC, responsável pela gestão e acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação. Quanto às técnicas de coleta de dados, optou-se pelas pesquisas bibliográfica e documental, adotando-se a análise interpretativa. Constatou-se que a PROPG atua, por meio das normativas emitidas em caráter excepcional, no total de 21 documentos, para a gestão dos programas e na continuidade das atividades da comunidade acadêmica e do pessoal administrativo, respeitando com rigor as orientações sanitárias relacionadas à COVID-19. As normativas envolveram 7 áreas-chave da pós-graduação, das quais 3 obtiveram destaque (calendário acadêmico, outros assuntos e bancas) e demonstra o empenho da UFSC à continuidade das atividades durante a COVID-19.
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