Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirkel, Jucélia
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78695
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_dab339e6e8725f09a6017593069f0aae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78695
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemáticaEngenharia de produçãoMatematica -DesempenhoAvaliaçãoMultímidia interativaSoftwareAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoOs objetivos do presente trabalho conduzem ao estudo, à pesquisa e à análise das possibilidades de se realizar um trabalho inovador e produtivo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Matemática, através de um aplicativo computacional de hipermídia para ser utilizado no processo de avaliação, com alunos de 5.a série do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Curitiba. Neste sentido, considera-se fundamental apropriar-se de metodologias adequadas que realmente motivem os alunos a trabalhar com o aplicativo computacional nos estudos de recuperação. Dessa forma, no seu decorrer, desenvolveram-se atividades que permitiram aos alunos familiarizar-se com a linguagem digital, explorando o software e navegando dentro do programa para o tópico de seu interesse, guiados por um mapa ou pelo menu principal, o qual apresenta os textos com o nome dos assuntos principais contidos no programa. Os objetivos do trabalho não visam dispensar a figura do tutor humano, ou seja, do professor, pois ele esteve sempre presente. Para sustentar teoricamente a realização, buscou-se trazer para o contexto, uma breve revisão literária, com a finalidade de elucidar e embasar os procedimentos. Dando continuidade, os alunos desenvolveram atividades identificadas com os objetivos propostos, no sentido principal de explorar as mudanças na maneira de ensinar e aprender Matemática, na reconceituação da avaliação, da estimulação e da interatividade. Paralelamente, trabalhou-se a prática discente/docente, detalhando-se o uso do software no Colégio Militar de Curitiba, operacionalizando e verificando os resultados. Posteriormente, foram analisados os vários aspectos que podem interferir nessa atividade integrada com,a informática, quando explorada no campo escolar. Os resultados analisados e comentados, apontam para propostas que permitem a indicação de alguns caminhos. Os propósitos estão em favorecer o desenvolvimento de uma prática pedagógica capaz de explorar no dia-a-dia escolar, os fatores positivos apresentados pelos alunos que tiveram a oportunidade de participar do desenvolvimento do projeto, aprendendo a matemática e familiarizando-se com a linguagem digital. Nas colocações conclusivas, constatou-se um aproveitamento superior ao verificado em situação semelhante em anos anteriores pelos alunos em estudos de recuperação, o que confere ao softawe o aval positivo de um procedimento que deu certo. Apresentam-se também as recomendações finais ressaltando-se a importância da utilização do aplicativo, apresentando ao mesmo tempo, as sugestões para futuros trabalhos na área de avaliação do processo ensino-aprendizagem da matemática. Alguns fatores importantes e conclusivos merecem ser evidenciados: a) é preciso refletir a prática, aliando-a ao aprofundamento teórico necessário para compreender efetivamente qual o sentido do trabalho que está sendo realizado; b) as inovações hoje já não estão em simplesmente escolher entre usar ou não usar, gostar ou não gostar, assim, é importante impulsionar os alunos para novas concepções ligadas ao cotidiano e ao futuro, através de um processo de descoberta e de apropriação de valores, logo, não é formada por produtos finais; c) qualquer inovação deverá ser muito bem planejada, isto é, exigirá trabalho e dedicação; d) como fator determinante de sucesso em qualquer empreendimento educacional, coloca-se a manutenção dos conteúdos das disciplinas, mas a mudança na forma de ministrá-los, que deverá ser sempre dentro de uma contextualização, permitindo que os alunos tenham uma participação ativa na construção do próprio conhecimentoFlorianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaPirkel, Jucélia2012-10-17T18:00:59Z2012-10-17T18:00:59Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf178556http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78695porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T17:57:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T17:57:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
title Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
spellingShingle Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
Pirkel, Jucélia
Engenharia de produção
Matematica -
Desempenho
Avaliação
Multímidia interativa
Software
Avaliação
title_short Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
title_full Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
title_fullStr Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
title_full_unstemmed Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
title_sort Avaliação no processo de integração de ferramentas computacionais no aprendizado de matemática
author Pirkel, Jucélia
author_facet Pirkel, Jucélia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirkel, Jucélia
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Matematica -
Desempenho
Avaliação
Multímidia interativa
Software
Avaliação
topic Engenharia de produção
Matematica -
Desempenho
Avaliação
Multímidia interativa
Software
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T18:00:59Z
2012-10-17T18:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 178556
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78695
identifier_str_mv 178556
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652179180879872