Contradições do ser professor e o trabalho doméstico
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84337 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. |
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Contradições do ser professor e o trabalho domésticoSociologia politicaEducaçãoBlumenau (SC)Relações de gêneroProfessoresAspectos sociaisDivisao do trabalhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.Este trabalho é o resultado da análise dos dados obtidos em questionários entregues a professores da rede estadual da Escola de Ensino Fundamental Heriberto Joseph Mueller, em Blumenau, e analisa historicamente a influência do trabalho doméstico no cotidiano dos educadores. As relações de gênero são evidenciadas através das respostas auferidas pelos professores, que sabem da desigualdade existente na divisão das tarefas no mundo doméstico, pois a ideologia dominante da sociedade patriarcal capitalista ainda impera, fruto de uma cultura sexista ocidental, que distingue socialmente o homem e a mulher, mantendo viva a divisão do trabalho, com base nas diferenças sexuais construídas culturalmente e que ainda são mantidas como naturais pela maioria dos profissionais da educação. O discurso é emancipatório, moderno e igualitário, porém, as contradições na prática diária se evidenciam através das respostas dos entrevistados, que se mostram tradicionalistas e mantenedores da divisão social do trabalho, deixando claro que mudar a sociedade não depende apenas de um ato de vontade.Florianópolis, SCAued, Bernardete WrublevskiUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Teresinha A.2012-10-20T08:25:50Z2012-10-20T08:25:50Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 119 f.| il., grafs.application/pdf186094http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84337porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T08:25:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84337Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T08:25:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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