Doenças: construção e realidade na formção dos médicos. Objeto Fronteira como instrumento de interação entre diferentes estilos de pensamento
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82327 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Rejane Leal Conceição da CostaFerrari, NadirDa Ros, Marco Aurélio2012-10-19T14:02:39Z2012-10-19T14:02:39Z20022002196102http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82327Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.proposta de análise da relação entre a formação do conhecimento médico especializado e sua aplicação na construção das doenças foi mais além, estendendo-se à pesquisa de um instrumento que pudesse proporcionar a interação conjunta dos diferentes especialistas. Pesquisou-se a categoria Objeto Fronteira, descrita por Star (1989), como instrumento para traduzir e articular a linguagem de comunicação entre diferentes coletivos. Para realizar esse estudo, foi escolhida a tríade dos sintomas composta por depressão, insônia e dor crônica que acomete um grande número de pacientes estressados que procuram os consultórios médicos. A pesquisa documental tem mostrado que, para esses três sintomas, os pacientes podem receber diferentes diagnósticos (síndromes), que têm alta prevalência no sexo feminino, se superpõem e são questionados quanto a serem doenças psicossomáticas. Observa-se que os critérios diagnósticos costumam ser, em geral, restritos a um sintoma de destaque na área de estudo do especialista requisitado. Foram selecionadas para estudo: a síndrome de fibromialgia, que se manifesta por dores crônicas e que é descrita pelos reumatologistas; a síndrome da fadiga crônica, por fadiga pós-infecções, pelos infectologistas; a síndrome da dor miofascial regional, por dores localizadas, pelos ortopedistas; a síndrome do esforço repetitivo, por sintomas relacionados às ocupações, pelos médicos do trabalho; as síndromes depressivas, por depressão, pelos psiquiatras. Esta forma de construção de doenças, tipo fragmentada, compartimentada em especialidades e assuntos biomédicos, pôde ser considerada fruto do modelo de educação e pós-graduação médicas do século XX. Tal prática pode ter dificultado a formação dos especialistas, para desenvolver capacidades, de articular, simultaneamente, elementos biomédicos (físicos) com elementos psicossociais que possam interferir na fisiologia, na expressão orgânica ou na representação das doenças. O estudo dos elementos que compõem a categoria epistemológica Estilo de Pensamento (Fleck,1935) permitiu classificar os médicos especialistas como compondo diferentes Coletivos de Pensamento. A tríade dos sintomas como depressão, insônia e dor crônica pôde ser considerada como Objeto Fronteira, pois se trata de assunto que atende a diferentes Estilos de Pensamento. Busca-se, pois, uma maior definição na linguagem de tradução e na comunicação entre os diferentes especialistas, quanto aos critérios que possam explicar em conjunto a essência e a realidade dos problemas dos pacientes. Esse trabalho sugere que a dificuldade em se explicar a fisiopatologia das doenças psicossomáticas pode estar relacionada a uma prática de consultas compartimentadas em assuntos especializados, com hegemonia dos assuntos biomédicos, dissociados das histórias de vida dos pacientes. Entende que a prática atual não contempla o modelo contemporâneo que propõe a avaliação biopsicossocial do paciente.x, 165 f.| tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoMedicosFormação profissionalEducação médicaDoencas -Aspectos psicossomaticosDoençasAspectos sociaisDoençasAspectos psicologicosDoenças: construção e realidade na formção dos médicos. Objeto Fronteira como instrumento de interação entre diferentes estilos de pensamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL196102.pdfapplication/pdf421159https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82327/1/196102.pdf70f3948fe754fceac26868268e650d1dMD51TEXT196102.pdf.txt196102.pdf.txtExtracted Texttext/plain382530https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82327/2/196102.pdf.txtbcd33fbaceda4eac1615053a6a1e368bMD52THUMBNAIL196102.pdf.jpg196102.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82327/3/196102.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/823272013-05-01 11:04:15.152oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82327Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:04:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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