Fictional male bodies and their affective power in the Northern Irish plays My Name, Shall I Tell You My Name? and The Belle of the Belfast City by Christina Reid
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249769 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022. |
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Fictional male bodies and their affective power in the Northern Irish plays My Name, Shall I Tell You My Name? and The Belle of the Belfast City by Christina ReidLíngua inglesaTeatro irlandêsMasculinidadeEstudos de GêneroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.O presente estudo examina a interação entre o unionismo e as políticas de gênero de masculinidades nas peças The Belle of the Belfast City (1989) e My Name, Shall I Tell You My Name? (1989), publicadas na série Methuen Contemporary Dramatists (1997), da dramaturga Norte Irlandesa Christina Reid. Para examinar as práticas de gênero masculino dentro da comunidade protestante da Irlanda do Norte, e sua interconexão com as ideologias unionistas, esta análise faz uso de uma compreensão teórica de masculinidades como poder criativo sem fidelidade ao corpo masculino, mas sim sua capacidade de afetar e ser afetado (MCDONALD, 2018; HICKEY-MOODY, 2019). Para examinar o imaginário ficcional do Estado de Ulster, esta pesquisa mobiliza o conceito de ?comunidades imaginadas? de Benedict Anderson (2006) para defender a hipótese de que há interdependência entre a imaginação do Estado-nação e as pedagogias de gênero. Esta pesquisa lê os personagens masculinos em ambas as peças como dispositivos semióticos que abrigam ideais transcendentais do que constitui um homem protestante ?de verdade? em termos unionistas. A análise apresentada aqui demonstra como o atual conjunto de afetos gerados pela masculinidade de Ulster esgota os corpos masculinos de seu poder criativo generativo, reduzindo drasticamente suas experiências de gênero aos valores embutidos de servidão à dinâmica do estado sectário da Irlanda do Norte de 1980. Além disso, este estudo conclui que as duas peças selecionadas, no momento da produção, oferecem formas alternativas de representar as masculinidades protestantes da classe trabalhadora, afastando-se de modelos arquétipos e canônicos de homens unionistas, para oferecer um retrato dos destrutivos custos da performatividade masculina nos domínios do unionismo e lealismo. Assim, as peças de Reid contribuem para a re-imaginação identitária e a mitigação política e cultural crucial para a mudança social psicológica e simbólica de uma Irlanda do Norte sectária.Abstract: This study explores the interplay between Unionism and the gender politics of masculinities in the plays The Belle of the Belfast City (1989) and My Name, Shall I Tell You My Name? (1989), published in the Methuen Contemporary Dramatists series (1997), by Northern Irish playwright Christina Reid. To examine the male gender practices within the Northern Irish Protestant community, and its interconnection with Unionist ideologies, this analysis makes use of a theoretical understanding of masculinities as a creative power with no allegiance to the male body, but its ability to both affect and be affected (MCDONALD, 2018; HICKEY-MOODY, 2019). Furthermore, to examine the fictional imagery of the Ulster State, this research mobilises Benedict Anderson's (2006) concept of ?imagined communities? to contend the hypothesis of interdependence between nation-state imagination and gender pedagogies. This research reads male characters in both plays as semiotic devices that host transcendent ideals of what constitutes a ?real? Protestant man in Unionist terms. The analysis demonstrates how the current assemblage of affects generated by the Ulster masculinity exhausts men?s bodies of their generative creative power, thus drastically reducing their gender experiences to the embedded values of serving the dynamics of the sectarian state of 1980s Northern Ireland. This investigation concludes that the two selected plays offer alternative ways, at the time of the production, of representing Protestant working-class masculinities by shifting away from canonical archetypes of loyal men, and, in turn, offer a picture of the destructive expenses of the masculine performativity within the realms of Unionism and Loyalism ideologies. Thus, Reid?s plays, as demonstrated here, contribute to the identity reimagination and political and cultural mitigation that are crucial to changing the symbolic social-psychological scenario of a sectarian Northern Ireland.Fernandes, Alinne Balduino PiresUniversidade Federal de Santa CatarinaCordova, Marcos Neto de2023-09-01T13:02:53Z2023-09-01T13:02:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 p.application/pdf383038https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249769engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:02:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249769Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:02:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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