Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiburcio, Fabrina Maria Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197162
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
id UFSC_db469fff54933bcf29f8d0c7e941ccbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197162
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTiburcio, Fabrina Maria SoaresMikowski, Alexandre2019-07-05T12:36:18Z2019-07-05T12:36:18Z2019-06-25https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197162TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.No Brasil, a dinâmica ferroviária e metroviária também se dá pelo contato roda-trilho. Os conhecimentos específicos da superfície de rolamento e do friso da roda ferroviária, bem como do boleto do trilho ferroviário são essenciais para o estudo do contato roda-trilho. Nesse caso, o contato se dá entre materiais metálicos, e ambos sofrem desgastes com a operação do material rodante na via permanente. O peso total de um veículo ferroviário, ou metroviário, é transmitido para a via permanente pela distribuição da força peso pelo somatório das áreas de contato das rodas do veículo com o trilho. Na região do contato entre roda e trilho têm-se uma distribuição de tensões na via permanente, assim como na roda, resultado da 3ª Lei de Newton, ou seja, a ação e reação. Essas tensões são geradas por carregamentos estáticos ou dinâmicos, para o veículo parado ou em movimento, respectivamente. Quando a tensão num dado ponto de um sólido, seja a roda ou trilho, exceder a tensão de escoamento do material metálico que compõem a estrutura ferroviária, os fenômenos de desgaste e fadiga termo-mecânica estarão envolvidos. Atualmente a literatura dispõe das teorias: i) Hertz, ii) Carter, iii) Johnson e Vermeulen e iv) Kalker; para explicar o contato roda-trilho. Dentro desse contexto, este trabalho revisa e compara as teorias que explicam a mecânica do contato roda-trilho, além de apontar os avanços científicos na área, a fim de fundamentar um levantamento teórico, aplicando a metodologia da Revisão Sistemática da Literatura.In Brazil, the railway and subway dynamics are due to wheel-rail contact. Specific knowledge of the rolling surface and the rail frieze as well as the rail billet is essential for the study of wheel-rail contact. In this case, the contact occurs between metallic materials, and both suffer wear, with the operation of the rolling stock in the permanent way. The total weight of a rail vehicle, or subway, is transmitted to the permanent way by the distribution of this weight force by the sum of the contact areas of the wheels of this vehicle with the rail. In the region of contact between wheel and rail there is a distribution of stresses in the permanent path, as well as in the wheel, result of Newton's 3rd law, that is, of the action and reaction. These voltages are generated by static or dynamic loads for the stationary or moving vehicle, respectively. When the stress at a given point of a solid, be it the wheel or rail, exceeds the flow stress of the metallic material that makes up the railway structure, the phenomena of thermal fatigue and fatigue will be involved. Currently the literature has theories: i) Hertz, ii) Carter, iii) Johnson and Vermeulen and iv) Kalker; to explain wheel-rail contact. In this context, the objective is to review and compare theories that explain the mechanics of wheel-rail contact, as well as to perform a bibliographical research of the scientific advances in the area, in order to base a theoretical survey, applying the methodology of Systematic Review of Literature.59 f.Joinville, SCContato roda-trilho.Teorias da mecânica de contato.Revisão sistemática da literatura.Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197162/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_Fabrina_Tiburcio.pdfTCC_Fabrina_Tiburcio.pdfapplication/pdf2471583https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197162/1/TCC_Fabrina_Tiburcio.pdf3642d20a9aead218f8ab877d73b0dadbMD51123456789/1971622019-07-05 09:36:21.463oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-05T12:36:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
title Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
spellingShingle Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
Tiburcio, Fabrina Maria Soares
Contato roda-trilho.
Teorias da mecânica de contato.
Revisão sistemática da literatura.
title_short Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
title_full Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
title_fullStr Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
title_sort Os modelos da mecânica do contato roda-trilho: revisão sistemática da literatura
author Tiburcio, Fabrina Maria Soares
author_facet Tiburcio, Fabrina Maria Soares
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiburcio, Fabrina Maria Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mikowski, Alexandre
contributor_str_mv Mikowski, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Contato roda-trilho.
Teorias da mecânica de contato.
Revisão sistemática da literatura.
topic Contato roda-trilho.
Teorias da mecânica de contato.
Revisão sistemática da literatura.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T12:36:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T12:36:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197162
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197162/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197162/1/TCC_Fabrina_Tiburcio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
3642d20a9aead218f8ab877d73b0dadb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804943635742720