Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, João Vieira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84827
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_db52f0c42040113b54593153245b2953
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84827
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de CascavelEngenharia de produçãoTecnologia educacionalCascavel (PR)EducaçãoMetodologiaCascavel (PR)Softwares educacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem a tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas necessita-se diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente. Este pensamento torna-se relevante quando se enfoca uma disciplina tradicionalmente considerada pela grande maioria como sendo difícil e enfadonha, a Matemática, que tem sido uma das disciplinas que mais reprova e apresenta resultados de avaliações negativos. Desta forma, aliar o computador, que cativa os alunos, à matemática, tem sido um dos desafios dos educadores para aproximar a matéria do cotidiano dos alunos e facilitar seu trabalho em sala de aula. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar a matemática, ligando-a com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Esta iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na sub-utilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores. O trabalho conjunto de desenvolvimento de atividades baseadas principalmente em softwares como o Microsoft Excell, o Gèomètre Cabri e a linguagem Logo, somado ao contínuo acompanhamento e observação das atividades em sala de aula possibilitaram não apenas verificar a efetividade de propostas baseadas na capacidade intrínseca de manipulação de dados e informações e sua representação gráfica e apresentação oferecidas pelo computador, mas principalmente pela oferta, ao aluno, de um novo ambiente de aprendizado, marcado principalmente pela interatividade e pela atratividade, e que, ao mesmo tempo, atua no sentido de preparar o futuro cidadão a gerenciar uma tecnologia que encontra-se no cerne de toda a atividade promovida pelas sociedades contemporâneas. Entre as constatações amplamente vantajosas de uma prática metodológica e mesmo pedagógica calcada nos laboratórios de informática, uma importante percepção que se extraiu foi a da grande necessidade de estabelecimento prévio de objetivos e de estratégias de realização destes objetivos, sob risco de desperdício e de ineficácia de todo um processo de preparação e pesquisa realizado pelo professor. The transformations caused by technology have brought to the scene questions concerned to professional standpoints, specially teachers, in face of their own commitment with their students and their society, a place where knowledge is not enough anymore, but where a new way of doing things and jobs is requested. This thinking is even more relevant when it focus Mathmatics, tradicionally considered a difficult subject to understand and to learn. This way, alliyng computer to the mathematics is one of the more difficult challenges to teachers in their pursue to get math to student´s everyday. So, the purpose of this wok is to investigate and find ways to present mathmatic connected to computers, in a technology based environment , since most of schools seems to underuse their computing laboratories in everyday classes. It is expectd that the development of activities using softwares as Logo, Géomètre Cabri and Excell, along with observation and research would allow to verify the efectiveness of such proposals based on technology and the offering to the students of a new learning enviroment, more adequated to this days.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaBerti, João Vieira2012-10-20T12:52:12Z2012-10-20T12:52:12Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisix, 111 f.| il., grafs.application/pdf195882http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T12:52:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T12:52:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
title Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
spellingShingle Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
Berti, João Vieira
Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Cascavel (PR)
Educação
Metodologia
Cascavel (PR)
Softwares educacionais
title_short Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
title_full Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
title_fullStr Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
title_full_unstemmed Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
title_sort Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
author Berti, João Vieira
author_facet Berti, João Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Berti, João Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Cascavel (PR)
Educação
Metodologia
Cascavel (PR)
Softwares educacionais
topic Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Cascavel (PR)
Educação
Metodologia
Cascavel (PR)
Softwares educacionais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T12:52:12Z
2012-10-20T12:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 195882
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84827
identifier_str_mv 195882
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 111 f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049040015360