O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MARIVANE DA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: TEIXEIRA, ENISE BARTH
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317
Resumo: A sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade.
id UFSC_db57f912abd51cbeb4c777796334b88c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/44317
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍA sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade.INPEAU2012-10-04T17:57:19Z2012-10-04T17:57:19Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317SILVA, MARIVANE DATEIXEIRA, ENISE BARTHporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:06:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/44317Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:06:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
title O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
spellingShingle O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
SILVA, MARIVANE DA
title_short O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
title_full O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
title_fullStr O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
title_full_unstemmed O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
title_sort O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
author SILVA, MARIVANE DA
author_facet SILVA, MARIVANE DA
TEIXEIRA, ENISE BARTH
author_role author
author2 TEIXEIRA, ENISE BARTH
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MARIVANE DA
TEIXEIRA, ENISE BARTH
description A sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-04T17:57:19Z
2012-10-04T17:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406726066176