O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317 |
Resumo: | A sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade. |
id |
UFSC_db57f912abd51cbeb4c777796334b88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/44317 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍA sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade.INPEAU2012-10-04T17:57:19Z2012-10-04T17:57:19Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317SILVA, MARIVANE DATEIXEIRA, ENISE BARTHporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:06:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/44317Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:06:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
title |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
spellingShingle |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ SILVA, MARIVANE DA |
title_short |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
title_full |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
title_fullStr |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
title_full_unstemmed |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
title_sort |
O EGRESSO COMO PARCEIRO INSTITUCIONAL NUMA UNIVERSIDADE REGIONAL: O CASO DA UNIJUÍ |
author |
SILVA, MARIVANE DA |
author_facet |
SILVA, MARIVANE DA TEIXEIRA, ENISE BARTH |
author_role |
author |
author2 |
TEIXEIRA, ENISE BARTH |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MARIVANE DA TEIXEIRA, ENISE BARTH |
description |
A sociedade passa por um processo de transição, do capitalismo industrial para a era do conhecimento, o que tem afetado significativamente o cenário da educação superior no país. Neste contexto, as Universidades passam a se preocupar com os diferentes públicos que se relacionam com ela. Este estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a Unijuí e os egressos do Curso de Administração no contexto do desenvolvimento regional. A investigação é de cunho interpretativo e qualitativo. O delineamento da pesquisa é bibliográfica, documental e de campo. É um estudo de caso descritivo de uma universidade comunitária de caráter regional, situada na região Noroeste do Estado do RS. Os dados foram tratados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a Instituição considera importante a relação da Universidade com a Sociedade, contudo há necessidade de maior integração e sistematização das ações. Na Unijuí o egresso é considerado como um ator social e, para fazer essa interação utiliza a ferramenta do site institucional - o Portal do Ex-Aluno e o Programa de Relacionamento com Ex-alunos. Conclui-se que o relacionamento da Universidade com os egressos no construto do desenvolvimento precisa ser aprofundado em concepções e discussões para que gere efetivamente resultados para ambos – universidade e sociedade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-04T17:57:19Z 2012-10-04T17:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406726066176 |