Níveis de governança corporativa e a divulgação de informações por segmento: estudo das empresas componentes do IBrX-50 da BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egewarth, Fábio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115605
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
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spelling Níveis de governança corporativa e a divulgação de informações por segmento: estudo das empresas componentes do IBrX-50 da BM&FBOVESPAInformações por segmentosgovernança corporativaBM&FBOVESPATCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisA divulgação de informações por segmentos operacionais ocorre no Brasil com mais intensidade a partir da vigência do CPC 22, vigente desde 26 de junho de 2009, uma norma que obriga as empresas a divulgarem informações dos segmentos em que atuam. Assim, este estudo tem por objetivo analisar se há relação entre os níveis de governança propostos pela BM&FBOVESPA e a divulgação das informações por segmentos pelas 48 empresas componentes do IBrX-50, considerando alguns quesitos. A fundamentação teórica abrange abordagens sobre evidenciação, governança corporativa e mercado de ações. Verificou-se que em 2011, não ocorreu evolução significativa na divulgação de informações por segmentos na população pesquisada, em relação a 2010. Caracterizou-se a população quanto à classificação dos níveis de governança corporativa apontando que 56% estão no Novo Mercado sendo que em toda a BM&FBOVESPA ocorre grande concentração maior no Bovespa Tradicional. Concluiu-se que nenhuma empresa divulgou informações segmentadas sobre fluxo de caixa, e que em torno de 60% divulgaram informações segregadas por produtos ou serviços e aproximadamente 30% divulgaram informações por área geográfica. Não foi possível, para os quesitos explorados, estabelecer relação entre os níveis de governança corporativa e a divulgação de informação por segmentos.Gasparetto, ValdireneUniversidade Federal de Santa Catarina.Egewarth, Fábio2014-02-25T15:32:40Z2014-02-25T15:32:40Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.43 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115605porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-02T03:01:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/115605Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-03-02T03:01:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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