(Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, André Taschetto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190226
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, 2018.
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spelling (Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docenteEducaçãoPrática de ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoAprendizagemEducação ruralTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, 2018.Refletir, temática central desenvolvida neste trabalho, é foco central na discussão de importantes questões que permeiam a Educação em nosso país e que muitas vezes são abordadas de forma apenas técnica, para cumprir exigências curriculares. Dentre os inúmeros assuntos, de urgente discussão para o estímulo ao pensar crítico, podemos enunciar os seguintes: aborto, eutanásia, drogas, religiosidade, sexualidade, guerras, armamento de pessoas civis, armas nucleares, manifestações políticas radicais de segmentos populacionais, fome, utilização sustentável de água e energia. Para abordar alguns destes, os capítulos buscam de algum modo responder a questão de pesquisa versada no seguinte enunciado: Como as estratégias de ensino com caráter subversivo podem ser importantes aliadas nos processos de aprendizagem mais significativos? A partir das experiências docentes do autor, são explorados nos sete capítulos apresentados, frutos de sua atuação profissional em níveis médio e superior de ensino, aspectos relacionados à sua própria vivência, ancorados a partir de alguns teóricos relacionados. No capítulo inicial, é relatada a utilização de performances teatrais para discutir a epistemologia das ciências. Na sequência, é realizada a apresentação e sugestão de trabalho com os campos conceituais radiações e radioatividade, pouco abordados dentro da área de ensino, a partir da revisão de literatura realizada e que se mostram frutíferos para sua utilização de forma interdisciplinar. Discute-se a importância de estratégias metodológicas de ensino em um curso de formação continuada para educadores do planalto norte catarinense; apresentamos o conhecimento crítico como viés de atuação junto à formação dos licenciados na área de formação interdisciplinar em ciências da natureza; é apresentado, como estratégia avaliativa com caráter mais reflexivo e menos tradicional, o uso da ferramenta Portfólio . Por fim, o último texto, Sociedade Suicida: Pai, perdoai eles não sabem o que fazem?! , centra-se especificamente na reflexão acerca das relações entre uso de tecnologias, questões de gênero e sexualidade, e seus impactos na sociedade contemporânea. Finalizamos denotando a importância de dar voz e trazer a tona aspectos que são de alguma forma tratados em segundo plano em nosso ambiente educacional, principalmente a saúde mental dos estudantes, a partir de estratégias de ensino que tornem a aprendizagem mais significativa.Abstract : Reflecting, the central theme developed in this work, is a central focus in the discussion of important issues that permeate Education in our country and that are often approached in a technical way only, to meet curricular requirements. Among the many issues that are urgently needed to stimulate critical thinking are: abortion, euthanasia, drugs, religiosity, sexuality, wars, civilian weapons, nuclear weapons, radical political manifestations of population segments, hunger, use sustainable use of water and energy. To address some of these, the chapters seek in some way to answer the question of research versed in the following statement: How can subversive teaching strategies be important allies in the most significant learning processes? Based on the author 's teaching experiences, they are explored in the seven chapters presented, fruits of his professional performance at middle and upper levels of teaching, aspects related to his own experience, anchored from some related theorists. In the initial chapter, it is reported the use of theatrical performances to discuss the epistemology of the sciences. In the sequence, the presentation and suggestion of work with the conceptual fields of radiation and radioactivity are carried out, little approached within the area of teaching, based on a review of the literature and which are fruitful for its use in an interdisciplinary way. The importance of methodological teaching strategies in a continuing education course for educators of the northern plateau of Santa Catarina is discussed; we present the critical knowledge as a bias of action together with the training of graduates in the area of interdisciplinary training in natural sciences; the use of the "Portfolio" tool is presented as an evaluation strategy with a more reflective and less traditional character. Finally, the last text, "Suicidal Society: Father, forgive them do not know what they do!", Focuses specifically on the reflection on the relationship between technology use, gender and sexuality issues, and their impacts on contemporary society . We conclude by denoting the importance of giving voice and bringing to light aspects that are somehow treated in the background in our educational environment, especially the mental health of students, from teaching strategies that make learning more meaningful.Garcia, Isabel KreyUniversidade Federal de Santa MariaGomes, André Taschetto2018-09-28T04:05:12Z2018-09-28T04:05:12Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 p.| il.application/pdf357480https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190226porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-28T04:05:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190226Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-28T04:05:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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