Biomimética como processo criativo em curso de design de produto
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244976 |
Resumo: | Este artigo relata o passo-a-passo do uso da biomimética como processo criativo no desenvolvimento de produtos em curso de design. Nesta abordagem os alunos foram responsáveis pela seleção do animal, descrição das habilidades evolutivas e identificação do sistema biológico que poderia ser utilizado no design de produto. No primeiro momento eles apresentaram pranchas A3 com as pesquisas e discutiram com o professor o tipo de produto a ser projetado ou redesenhado e, no segundo momento foi realizada a adaptação do sistema biológico pelo princípio da analogia funcional. Depois de gerarem alternativas e selecionarem a opção mais adequada, os produtos foram modelados em software 3D. Para apresentação desta etapa, os alunos elaboraram banners e modelos em escala natural ou reduzida. A biomimética provou ser bastante eficaz como processo criativo pela facilidade de criar ou redesenhar um produto a partir de um sistema funcional pré-definido. |
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Biomimética como processo criativo em curso de design de produtobiomimetic as creative process in product design courseDesign;Produtos;Processo Criativo;BiomiméticaDesign; Products; Creative Process; BiomimeticEste artigo relata o passo-a-passo do uso da biomimética como processo criativo no desenvolvimento de produtos em curso de design. Nesta abordagem os alunos foram responsáveis pela seleção do animal, descrição das habilidades evolutivas e identificação do sistema biológico que poderia ser utilizado no design de produto. No primeiro momento eles apresentaram pranchas A3 com as pesquisas e discutiram com o professor o tipo de produto a ser projetado ou redesenhado e, no segundo momento foi realizada a adaptação do sistema biológico pelo princípio da analogia funcional. Depois de gerarem alternativas e selecionarem a opção mais adequada, os produtos foram modelados em software 3D. Para apresentação desta etapa, os alunos elaboraram banners e modelos em escala natural ou reduzida. A biomimética provou ser bastante eficaz como processo criativo pela facilidade de criar ou redesenhar um produto a partir de um sistema funcional pré-definido.This paper reports the step-by-step use of biomimetics as a creative process in the development of products in the design major. In this approach, the students were responsible for the selection of an animal, description of its evolutionary abilities and identification of the biological system that could be used in product design. In the first moment, they presented A3 boards with the research and discussed with the professor the type of product to be designed or redesigned; in the second moment, the adaptation of the biological system through the principle of the functional analogy was carried out. After generating alternatives and selecting the most appropriate option, the products were modeled in a 3D software. For the presentation of this stage, the students elaborated banners and models in natural or reduced scale. The biomimetics proved to be quite effective as a creative process due to the ease of creating or redesigning a product from a predefined functional system.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-09T13:12:26Z2023-03-09T13:12:26Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244976Silva, Itamar Ferreira daNascimento, Diego Lima doSousa, Geysla Bezerra deMendes, Lucas Barros da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-09T13:12:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-09T13:12:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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